Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Música apoia 8º Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba

Escola de Música apoia 8º Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 12/07/2021 05h00, última modificação 12/07/2021 15h14

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” é uma das instituições parceiras do 8º Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, evento online que teve início nessa terça-feira, dia 6, e prossegue até o dia 13 de julho.

A iniciativa, que busca reunir pianistas e pedagogos de renome internacional para o intercâmbio artístico e pedagógico, promoverá palestras e workshops, recitais, mesas redondas, curso de piano colaborativo, dentre outras atividades.

A Empem participa como parceira do projeto desde o 1º Encontro Internacional de Pianistas, realizado em 2014. A coordenadora administrativa e pedagógica da Escola, a profª Mónica Santana, conta que o projeto inclusive nasceu na escola, a partir de iniciativa do seu organizador, o professor João Paulo Casarotti.

“Ele sempre foi apaixonado pela Empem e planejou o encontro com a finalidade de enfatizar a presença da escola no âmbito internacional, como formadora de talentos e proporcionar aos nossos alunos, professores e demais alunos e professores brasileiros esse intercâmbio para trocas de conhecimentos e técnicas pianísticas. A intenção é que o evento presencial seja retomado na Empem assim que a pandemia for superada”, afirma ela.

A coordenadora também destaca que a troca de experiência proporcionada pelo evento é fundamental para a boa formação no instrumento e para alcançar a dimensão do nível em que a cultura pianística se encontra no mundo. “Os participantes têm contato com o que há de mais avançado em conceitos musicais e conhecem melhor o mercado internacional para músicos, a ser explorado, com possibilidades de intercâmbios e ingresso nas melhores escolas americanas e da Europa”, pontua Mônica.

PROGRAMAÇÃO – A programação diária do evento tem início a partir das 9h e prossegue até às 11h, com a realização de três palestras ou workshops.  Às 12h, ocorre o Recital.
O evento é retomado a partir das 14h, com a realização de mesa redonda até às 15h30.
Às 16h, acontece a atividade Masterclass, seguida do curso de piano colaborativo, que inicia às 17h30 e prossegue até às 19h30.  A programação diária do Encontro é encerrada com Recital, que pode ser acompanhado a partir das 20h.

Os interessados em acompanhar e participar do evento podem consultar os valores de inscrição no site: https://eipianopira.com/programacao/  Alunos e professores da Empem contam com descontos especiais e podem ter acesso a todas as palestras, mesas redondas, workshops e concertos oferecidos.

Mais informações sobre o 8º Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba podem ser consultadas aqui: https://eipianopira.com/programacao/

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens Unplash - Bellava G.
Última atualização: 05.07.2021