Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Música promove aula aberta e gratuita sobre o curso História da Música

por Angela Rodrigues publicado 06/08/2021 05h00, última modificação 06/08/2021 17h22

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (Empem) está com inscrições abertas para o Curso de História da Música, a ser ministrado pelo professor Antonio Pessotti.

No 1º módulo do curso, serão abordadas as origens da música nas diversas culturas ocidentais e orientais, a música sacra e profana dos primeiros séculos da Era Cristã, a música na Idade Média, os períodos de mudança antes do Renascimento, a música praticada no Renascimento, encerrando com a prática musical do Barroco.

Na próxima quinta-feira, dia 12, a partir das 19 horas, será realizada uma aula aberta e gratuita a todos os interessados.

PERÍODO – O curso terá duração de quatro meses. Serão 14 aulas de 60 minutos cada. Ao final, os alunos receberão certificado e crédito para os que tiverem interesse em ingressar no Curso Técnico em Instrumentos Musicais.

O investimento do curso é: valor à vista R$ 500,00 ou três parcelas de R$180,00.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria da Empem pelo telefone (19) 3422-2464 ou pelos e-mails: secretariaempem@gmail.com ou empem@unimep.br

DOCENTE - O professor Antonio Pessotti (foto acima) é graduado em música pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atua como pesquisador e professor colaborador no Laboratório de Fonética e Psicolinguística (Lafape), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp), e no Grupo de Estudos em Pragmática Fônica (PragFon/CNPq), nos seguintes temas: fonética, música, cognição musical, prosódia, musicolinguística, teoria dinâmica da fala, fonologia gestual, teoria dos sistemas complexos.

Desde 1996, trabalha com educação musical voltada ao público infanto juvenil e adulto, visando a formação técnica e teórica em canto. Tem no currículo artístico obras de diversos compositores, como Purcell, Handel, Bach, Rossini, Donizetti, Bellini, Mozart, Beethoven, Brahms, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Debussy, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Mahle entre outros.

Participou de diversos cursos e festivais, com aulas ministradas pelos professores Jean Cristophe, Michèle Ledroit, Luiz Alves, Rosana Lanzelotte, Edmundo Hora, Manfredo Kraemer, Niza Tank, Achile Picchi entre outros. Foi aluno do Professor Francisco Campos Neto por dez anos.

É fundador e diretor artístico do Coro Gregoriano Schola Cantorum Sancte Michael Archangele.

Edição de Texto: 04.08.2021
Fotos: acervo Empem