Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Espaço Cultura expõe obras sobre competências de profissional de administração

Espaço Cultura expõe obras sobre competências de profissional de administração

por Angela Rodrigues publicado 14/11/2019 03h00, última modificação 21/11/2019 16h31

Por meio de convite do coordenador do curso de administração, Carlos Alberto Zem, o egresso Pedro Mendes produziu cinco obras sobre as principais competências necessárias ao profissional da administração de empresas no mercado. Os quadros podem ser vistos pela comunidade universitária e geral na exposição “Administração Consciente”, promovida até o próximo dia 22 de novembro, na vitrine do Espaço Cultura da Galeria Unimep, campus Taquaral.

Os quadros abordam as competências de Inovação, Networking, Inteligência Emocional, Empreendedor e Diversidade, criados em processo digital com ilustrações e arte em tipografia. Cada um dos trabalhos está fundamentado em valores profissionais e características comportamentais do que Mendes chama de “o novo administrador”. Além disso, as obras trazem questões provocativas e breve descrição de cada característica.

Formado em administração pela Unimep, Mendes também realizou MBA em Gestão de Projetos em 2015 pela universidade, quando criou o comércio eletrônico eXpressi. A empresa conta atualmente com mais de 600 produtos, como pôsteres e quadros decorativos com estampas e frases temáticas.

QUADROS NA GRADUAÇÃO – Os cinco quadros foram desenvolvidos especialmente para dinâmica com alunos do curso de administração da Unimep. Cada obra foi entregue para as turmas dos 1º, 3º, 5º, 6º e 7º semestres da graduação. Os estudantes ficaram responsáveis por estudar as competências recebidas e “pendurar” o quadro na sala de aula. Ao final, Mendes realizou palestra para debater a importância dessas características no perfil do administrador.

Já a proposta da exposição é contribuir com perfis individuais e profissionais em todas as áreas do mercado, promovendo o conhecimento sobre as competências que envolvem: agregar valor nos produtos, administrar rede de contatos, valorizar o fator humano nas empresas, ter iniciativa e envolver diferentes opiniões para promover criatividade.

“A aproximação do mundo acadêmico com o empresarial é essencial para tornar a experiência dos alunos mais enriquecedora e mais realista ao terminar o curso. Mostrar que a teoria ensinada em aula é aplicada à prática do mercado é muito importante para a preparação dos alunos”, destaca Mendes.

O coordenador da graduação, prof. Zem, conta que a ideia foi criar um movimento de integração entre os semestres. "Cada turma escolheu um quadro com uma temática da administração para representar a turma naquele período. A ideia é que cada temática representasse um dos valores importantes para o curso. Depois, no 2º semestre, todos os quadros passaram a estar nos eventos de administração", afirma ele.

Interessados em saber mais ou participar de atividades do Espaço Cultura, podem entrar em contato pelo e-mail: espacocultura@unimep.br

Texto:
Daniela Borges