Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estagiários de fisioterapia atendem 400 atletas por mês

Estagiários de fisioterapia atendem 400 atletas por mês

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/10/2011 08h18, última modificação 26/04/2016 15h47

Prestar atendimento fisioterápico aos atletas que representam Piracicaba em competições oficiais. Essa é a principal proposta do Centro de Fisioterapia Esportiva, localizado no Estádio Municipal Barão de Serra Negra. A iniciativa é fruto da parceria entre a Unimep, a prefeitura e o Esporte Clube XV de Piracicaba. Inaugurado oficialmente em março passado, cerca de 400 esportistas são beneficiados por mês. Os atendimentos são realizados especificamente para os atletas vinculados a Secretaria de Lazer, Esportes e Atividades Motoras. 

A equipe responsável pelo trabalho oferecido na clínica é composta por alunos do último ano do curso de fisioterapia e alunos voluntários da pós-graduação, supervisionados pelo professor Sérgio Henrique Borin (foto). Os atendimentos estão balisados em três etapas. Na primeira, são realizadas avaliações nos atletas para identificar fragilidades e desequilíbrios osteomioarticulares e consequentemente, prevenir futuras lesões. A segunda é composta pelo tratamento das lesões. Nela o atleta é avaliado e tratado e realiza atividades por meio de aparelhos de fisioterapia para a continuidade da atividade esportiva. Na fase final, a equipe verifica os desequilíbrios que acometem o atleta após uma lesão que pode voltar, a partir de exercícios específicos para que isso não ocorra.

TEORIA E PRÁTICA

A parceria também é uma oportunidade para que os estagiários pratiquem a teoria ensinada em sala de aula. “O trabalho para os alunos, tanto da graduação como da pós-graduação, é imenso, porque além de estarem em contato com atletas de alto nível (atendemos, por exemplo, campeões mundiais do taekwondo e karatê), eles têm a chance de executar na prática, todo ensinamento adquirido em sala de aula”, destaca Borin. 

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 21/10/2011

 

registrado em: