Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estágio: uma oportunidade de vivenciar a profissão

Estágio: uma oportunidade de vivenciar a profissão

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/09/2014 13h12, última modificação 26/04/2016 15h51

Você sabia que a Unimep possui uma Central de Estágios e que ela pode ser a grande aliada para o ingresso na carreira profissional? Responsável por fazer a intermediação entre o aluno e as empresas, a proposta deste setor é oferecer orientação aos estudantes quanto aos procedimentos e documentação necessária, seus direitos e deveres, além de auxiliar o cumprimento da legislação do estágio não obrigatório.

Mas o que é um estágio? O que faz um estagiário? O estágio é um trabalho remunerado em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar na prática a teoria aprendida em sala de aula, como conta a aluna do 4º semestre de negócios internacionais da Unimep, e estagiária da multinacional  Caterpillar, Bruna Vieira, 23. \"O estágio foi essencial para meu crescimento
profissional, a experiência pratica proporcionada por um estágio é muito importante para os estudantes, antes de entrar no mercado de trabalho\", destaca Bruna.

Formada em negócios internacionais em 2013 pela Unimep, a unimepiana Juliana Maganhoto, passou pela mesma experiência de Bruna e foi efetivada um ano depois de começar o estágio na Caterpillar. Para ela, dedicação ao emprego é fundamental para quem deseja crescer na carreira. “Acredito que são fundamentais ter um bom networking, saber se expor profissionalmente com os funcionários e principalmente com os líderes, e ter responsabilidade ao executar as tarefas. Como estagiário, às vezes não temos um processo próprio, porém, o estagiário deve trabalhar e executar suas tarefas como donos daquele processo, com responsabilidade, atenção e dedicação”, diz.

Para saber mais sobre as oportunidades de estágio disponíveis para o seu curso, cadastre-se na página da Central de Estágios – unimep.br/centraldeestagios – e fique atento às vagas que surgem, assim como fez a estagiária Bruna.

DICAS

A coordenadora da Central de Estágios, Suellen Estevam Bortolotti, dá dicas sobre como conseguir um estágio. Segundo ela, os candidatos à vaga devem ser transparentes durante a entrevista de emprego. As empresas têm buscado observar as habilidades e atitudes, como a pró-atividade, criatividade, disciplina, boa comunicação e relacionamento interpessoal. Também é importante acompanhar o mercado de sua área de formação, como carreira e remuneração.

Outra dica é manter o currículo sempre atualizado, aqui entram as habilidades, cursos, conhecimentos e experiências socioculturais. Se cadastre em sites de empresas, agências de empregos e agentes de integração. E, antes de participar de um processo seletivo, busque ler e pesquisar sobre entrevistas de empregos, dinâmicas de grupo, e sobre a instituição em que fará a entrevista, como seu ramo de atuação. Segundo Suellen, isto será um diferencial na hora da entrevista.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes