Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudante de Mato Grosso vence concurso audiovisual da Unimep voltado a alunos da ed. básica

por Angela Rodrigues publicado 25/01/2021 05h00, última modificação 28/01/2021 14h42

A estudante Maeve de Oliveira da Silva, que acabou de concluir o 2º ano do ensino médio e mora na cidade de Cláudia, Mato Grosso, foi a vencedora do concurso Melhor Vídeo de Esporte 2020. A atividade foi realizada por docentes e alunos do curso de educação física da Unimep e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH).

A iniciativa, promovida pela 1ª vez na Unimep, foi conduzida e coordenada pela professora da graduação do PPG-CMH, Cinthia Lopes da Silva (foto ao lado), e direcionada apenas aos estudantes da educação básica.

Por meio de representantes, docentes e demais profissionais parceiros dos cursos da Unimep, a divulgação do concurso ocorreu nas cidades de Piracicaba, Campinas e região, além de São José do Rio Preto e estados de Mato Grosso e Bahia. Os interessados se inscreveram no período de outubro a novembro, e o resultado foi divulgado em novembro.

A docente Cinthia conta que a ideia de promover a iniciativa surgiu a partir da necessidade de fortalecer a aproximação com os alunos da educação básica, que serão futuramente os estudantes que ingressarão nas universidades.  “Saber o que eles pensam sobre o esporte é um aspecto de avaliação do que devemos fazer para os conhecimentos produzidos na universidade chegarem até as escolas de educação básica”, conta Cinthia.

ENTREVISTA – Após a divulgação do resultado do evento, a aluna vencedora do concurso, Maeve, foi entrevistada pela professora, que realizou a divulgação do material em seu canal no You Tube. Confira aqui para conferir a entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=RPQnlgvnPGU.

A gravação, produção e edição da entrevista é resultado do curso realizado por Cinthia em julho passado, oferecido pela Eurosci Network, rede de professores da Europa e que mantém parceria com a Unimep.

VÍDEO VENCEDOR – Para a escolha do vídeo vencedor, foi formada uma Comissão Organizadora do evento, que considerou distintos elementos. Segundo a professora Cinthia, os critérios de seleção do melhor audiovisual seguiram as regras do concurso, que foram: o tempo de duração do vídeo (de até 4 minutos), sobre a apresentação de um novo esporte; a utilização de qualquer tipo de bola; a participação de no mínimo dois participantes; além do fato, também, de o esporte poder ser jogado por diferentes pessoas e expressar uma visão positiva do esporte em benefício do coletivo.

A comissão organizadora reuniu os seguintes integrantes: Cinthia Lopes da Silva (coordenadora da iniciativa); Pamela Gomes Gonelli e Marlene Aparecida Moreno, que atuaram também como co-coordenadoras, e os docentes da Unimep: Rozangela Verlengia, Fábio Baccin Fiorante, Guanis de Barros Vilela Júnior e Jacqueline Rodrigues Cecchetto.

Compuseram ainda a equipe organizadora, os técnicos e alunos da Unimep: Rosiane Pillon, Dariadison Antunes, Lucas de Carvalho Cordeiro Portella e Peterson Maia; e Caio Vinícius da Silva, que atuou como técnico e colaborador da organização.

Já da comunidade externa, participaram da comissão: Nathalia Sara Patreze, membro do grupo de pesquisa GELC/Unimep; Márcio Ferreira de Souza, professor de escola pública de Cosmópolis; Jederson Garbin Tenório, professor de escola pública de Cláudia, em MT; Vinícius Aparecido Galindo, professor de escola pública de São José do Rio Preto, em SP; Luiz Guilherme Bergamo, da Prefeitura de Indaiatuba, SP; Lucas de Andrade Carvalho, diretor de creche em Paulínia, SP; Adriano Scalzitti e Prof. Lucas Antônio da Silva, professores de escolas públicas de Piracicaba e Sofia Brigante Natera Vieira, diretora de escola pública também em Piracicaba.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: capa: banco de imagens gratuito Unplash/Foto Plann e interna: acervo Unimep
Última atualização: 11.01.2021