Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes contam as experiências sobre viagem ao Piauí

Estudantes contam as experiências sobre viagem ao Piauí

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 22/02/2011 04h51, última modificação 04/01/2018 14h38

Com uma vivência diferente das que possuíam anteriormente, os dez unimepianos – oito estudantes e dois docentes – que participaram do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, retornaram em Piracicaba na primeira semana de fevereiro. Voluntariamente, eles desenvolveram, na primeira quinzena de janeiro, atividades sociais voltadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde, no município de Pimenteiras, localizado na região Centro-norte do Estado do Piauí. Distante 253 km da capital Teresina, Pimenteiras possui uma população estimada em aproximadamente 11.500  habitantes. Na Unimep, a iniciativa foi intermediada pela Assessoria para a Área de Extensão e Assuntos Comunitários. 

A equipe foi composta pelos alunos Ariane Correr, Bruna de Oliveira e Carolina Bueno Leme, do curso de pedagogia; Inaia Paes Luchiari e Alex Sandro de Almeida, de psicologia; Filipe André Malosa, de direito; Luísa Miranda Jorge, estudante de fonoaudiologia e Milene Francischinelli, do curso de farmácia. Acompanharam a equipe o coordenador do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (Nepep) da Unimep, Francisco Negri Romano, e a docente Márcia Aparecida Lima Vieira, também do Nepep. 

“Com as atividades, tivemos a oportunidade de apresentar ao estudante universitário o Brasil tal como realmente é. Vivemos a realidade desta comunidade durante 15 dias. Ouvimos inúmeros relatos e nos colocamos em situações que nosso cotidiano não nos proporcionaria. Convivemos com pessoas muito receptivas e que nos ensinaram muito. Nesta convivência, o estudante teve que comportar-se como profissional, pois assim foi visto pela população do município”, conta Márcia. 


O grupo unimepiano foi recepcionado pelo 25° Batalhão de Caçadores de Teresina e muitas autoridades do Piauí participaram da abertura oficial da operação, entre eles, o governador do Estado, Wilson Martins. A equipe foi acompanhada por um sargento do Exército em todos os dias de atividades. 


Texto: Larissa Molina
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes e Márcia Vieira
Última atualização: fevereiro/2011

registrado em: