Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes de Roraima são beneficiados por estudo da Unimep

Estudantes de Roraima são beneficiados por estudo da Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 06/01/2015 12h25, última modificação 26/04/2016 15h51

Ao longo dos últimos meses, 40 jovens entre 15 e 17 anos, estudantes da Escola Gonçalves Dias, localizada em Boa Vista, Roraima, e praticantes de futsal, têm sido diretamente beneficiados pelas atividades ligadas à tese de doutorado de Ricardo Alexandre R. Santa Cruz, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Unimep. Por meio de uma pesquisa inédita no Estado, o doutorando realiza com os jovens avaliação fisiológica, neuromuscular e metabólica para analisar a força, a potência aeróbica, a velocidade, a agilidade, os marcadores bioquímicos e a percepção de esforço nos atletas.

Intitulada Efeitos de um Programa de Treinamento Periodizado Sobre as Capacidades Neuromotoras em Jovens Atletas de Futsal, a pesquisa é orientada pelo docente Idico Luiz Pellegrinotti, professor do PPGCMH, e tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de treinamento longitudinal na força, velocidade, agilidade e potência aeróbia/anaeróbia em jovens atletas; entender como essas capacidades se desenvolvem ao longo do processo de treinamento e avaliar se existe o efeito posterior das cargas concentradas de força no período competitivo. A pesquisa desenvolvida por Cruz teve início nesse ano e a partir de janeiro de 2015, irá prosseguir com outros alunos do programa de pós-graduação da universidade.

Além de beneficiar os adolescentes, a iniciativa também reúne sete acadêmicos da graduação de educação física da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que elaboram pesquisas de conclusão de curso e de iniciação científica, ligadas ao projeto de Cruz. O doutorando conta que escolheu Roraima para realizar o estudo pelo fato de ser um Estado carente de trabalhos científicos relacionados ao esporte, pela necessidade de qualificação profissional dos professores que atuam na área e para fomentar a pesquisa ligada ao esporte entre os alunos da UERR.

O orientador Pellegrinotti acrescenta que esta é a primeira vez que ocorre a inserção de uma pesquisa e desenvolvimento de projetos da Unimep com a realidade da região. Segundo ele, os principais resultados para a universidade são a forte presença da pós-graduação na região norte do País e o intercâmbio do PPGCMH com a criação de um grupo de pesquisa em educação física que beneficiará a Secretaria Estadual de Educação e Desporto e Instituto do Desporto de Roraima.

O trabalho é continuidade das atividades realizadas durante o mestrado de Cruz feito na Unimep e responsável pela criação e organização do laboratório de pesquisa na área de ciência do esporte na Universidade Estadual de Roraima, já produzindo pesquisas voltadas ao exercício físico e esporte”, destaca o orientador.

Cruz, que também concluiu o mestrado em educação física pela Unimep, é professor do curso de educação física da Universidade Estadual de Roraima e da Secretaria do Estado de Educação e Desporto. “A Unimep é responsável por toda minha formação stricto sensu. Foi a instituição que me ensinou o que é ciência”, destaca o aluno.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens/Bob Calligaris