Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes representam a Unimep em congresso

Estudantes representam a Unimep em congresso

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/05/2014 13h01, última modificação 26/04/2016 15h51

Com a apresentação do trabalho Ética e Cidadania – (Des)Caminhos para o Ensino de Filosofia: Apontamentos Acerca de uma Formação Cambiante, Renato Bellotti Senicato (foto ao lado), graduado em filosofia pela Unimep no último semestre, participou do 2º Congresso Nacional de Formação de Professores e do 12º Congresso Estadual de Formação de Professores, promovidos em Águas de Lindóia. Além de expor um trabalho, Senicato também marcou presença como ouvinte em distintas mesas e debates. Dos encontros participaram ainda as alunas Andrea Stefania Mascarello, que cursa o 7º semestre de filosofia, e Karina Pontes Grando, do 9º semestre do curso de psicologia.

ANÁLISE

Os eventos tiveram como tema Por uma Revolução no Campo da Formação de Professores e foram promovidos pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com o envolvimento de docentes de outras instituições de ensino superior na comissão organizadora. No 2º Congresso Nacional de Formação de Professores, Senicato analisou a obra Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia, organizada pelo docente Sílvio Gallo e que resultado das atividades do grupo de estudos sobre o ensino de filosofia. O livro propõe auxiliar o professor na tarefa de organizar o ensino de filosofia nas escolas públicas brasileiras em nível médio.

“Proponho com a análise de meu trabalho, que o docente ilustrado como a figura de um guia, se lance como numa viagem em cada aula. Dessa forma, aberto `as pontuais temáticas da obra, ele altera sua posição, seu lugar na filosofia, produzindo saberes e ressignificando o mundo”, afirma ele. Atualmente, Senicato conclui um projeto de pesquisa na área da filosofia da educação financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e émembro do grupo de pesquisa Walter Benjamin, Filosofia, Educação, coordenado por Luzia Batista de Oliveira Silva, docente de cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas da universidade.

Para o pesquisador, a participação foi proveitosa, pois estabeleceu novos vínculos, além da troca de ideias. “Acredito que problematizar a formação é uma forma de comprometer-me mais com a efetivação dos processos de educação. Certamente devemos aos diálogos e aos esforços daqueles que problematizaram a filosofia no âmbito da Unimep, o reconhecimento de seu ensino nas escolas públicas brasileiras. Cabe a nós atualizarmos esse conteúdo e efetivá-lo em seu ensino”, complementa.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes