Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes se destacam em eventos da Editora Abril e canal Futura

Estudantes se destacam em eventos da Editora Abril e canal Futura

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/10/2014 11h59, última modificação 26/04/2016 15h51

Um grupo de três alunos do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unimep, foi selecionado para participar da Semana Abril de Jornalismo Ambiental, iniciativa promovida pelo Planeta Sustentável e pelo Curso Abril de Jornalismo. O programa de estudo acontece até 17 de outubro, na sede da editora Abril, em São Paulo. Ao todo, foram aprovados 111 universitários de diversas instituições.

Os estudantes Vinícius Queiroz, do 2º semestre, Cris Daniele da Silva (foto ao lado)  e Elisabete Alhadas (foto da capa), ambas do 8º semestre, irão acompanhar palestras e debates sobre jornalismo ambiental. Queiroz foi selecionado após enviar uma pauta sobre o desperdício de água. “Tive a honra de conseguir êxito com uma pauta que aborda um tema atual e ao mesmo tempo antigo, pois deriva de uma consequência em cadeia; desperdício de água como um fator agravante na falta de água do Estado de São Paulo”, destaca.

Já Elisabete Alhadas conta que passou a se interessar pela área de jornalismo ambiental por meio de seu estágio na TV USP, e considera que o curso dá a oportunidade de estar em contato com profissionais. “Espero tirar o máximo de proveito da experiência de todos os profissionais e aprender cada vez mais sobre a área ambiental. Esse curso é importante para minha carreira, pois me mostrará minha real possibilidade de trabalhar com isso no futuro e se esse é, de fato, o caminho que eu pretendo seguir”.

O mesmo é dito pela aluna Cris Daniele, que acredita que essa é uma oportunidade única. “Vou vivenciar palestras e ensinamentos de grandes profissionais renomados do mercado. Além disso, o curso irá proporcionar um conhecimento sobre o meio ambiente e como preservá-lo”, afirma.

Ao longo da semana, eles irão produzir reportagens, artigos, fotos, vídeos e infográficos. Os melhores trabalhos serão publicados no site do Planeta Sustentável e os autores premiados com um curso numa reserva da Mata Atlântica.

CANAL FUTURA

Adriel Arvolea (foto ao lado), estudante do 8º semestre de jornalismo, e Thiago Gonçalves, do 6º semestre de rádio, TV e internet, que participaram em janeiro do projeto Árvore da Ciência, vinculado à 9ª Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, foram parabenizados pelo canal Futura por meio de uma carta enviada à Reitoria da Unimep, pela participação de ambos no projeto.

Segundo Arvolea, cada participante produziu um documentário sobre um projeto científico desenvolvido em sua universidade. “Participar do Geração Futura possibilitou a abertura para o novo, em busca de conhecimento. Além de descobrir o que a Unimep produz cientificamente, o processo incluiu a experiência \"in loco\" num canal educativo, em pleno contato com profissionais renomados do segmento”, conta. No projeto Árvore da Ciência, ele pôde divulgar o documentário que teve como destaque uma pesquisa sobre medicamentos da estudante de farmácia da Unimep, Barbarah Nabarretti.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: acervo pessoal