Estudo sobre arranjo produtivo é tema de pesquisa
A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e coordenadora do MBA em gestão de pessoas e desenvolvimento do capital humano da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) da Unimep, Dalila Alves Corrêa (foto), é autora de um dos capítulos da obra Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis, editada por Elsivier Campus Rio de Janeiro.
O livro, com 368 páginas, foi organizado por José Francisco de Carvalho Rezende, docente da Universidade do Grande Rio (RJ) e reúne parte dos trabalhos apresentados durante o 1º Colóquio Brasileiro de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis, promovido em 2012, no Rio de Janeiro. A publicação está à venda nos sites da Livraria Saraiva, Ponto Frio e Extra e o valor varia de R$ 57 a R$ 72.
Autora do capítulo 10, intitulado Interações Cooperativas Decorrentes de Processos de Compartilhamento e Transferência de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local, Dalila apresenta parte de um estudo desenvolvido no período de 2007 e 2009 sobre o Arranjo Produtivo Local do Álcool de Piracicaba (Apla), com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Ela destaca que a proposta foi analisar a dinâmica dos processos de aprendizagem organizacional observados no contexto do arranjo produtivo local do álcool. A partir da identificação destes processos, identificamos e descrevemos as formas de compartilhamento e transferência de conhecimento estabelecidas entre os distintos agentes que integram o arranjo\", destaca.
Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 16/07/2014