Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Evento especial aproxima alunos da literatura e da música japonesa

Evento especial aproxima alunos da literatura e da música japonesa

por Angela Rodrigues publicado 30/07/2016 10h00, última modificação 12/08/2016 10h37

Haicais, shamisen, Odori e origami são os elementos da literatura, música e cultura japonesa que, no próximo dia 25 de agosto, irão transformar o Auditório Verde do bloco 2, campus Taquaral da Unimep, em um ambiente típico do país do sol nascente. Nessa data, a partir das 19h30, ocorre o evento Um Olhar para o Oriente, que terá a presença de Yuzo Akahori, o primeiro músico da América Latina a lançar um CD de Shamisen (tradicional instrumento musical japonês com três cordas). O evento é gratuito, direcionado ao público em geral e está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever por meio de envio de mensagem para o e-mail:jomsouza@unimep.br

Organizada pela coordenadora do curso de graduação letras-língua portuguesa, Josiane Souza, em parceria com o coordenador da especialização Literatura e Outras Linguagens Artísticas da universidade, prof. Alexandre Bragion; a iniciativa consiste em mediação de leitura sobre haicais e apresentação de elementos da cultura do Japão. Promovidas semestralmente, as mediações de leitura têm a proposta de aproximar os alunos do curso de letras-português de temáticas e autores específicos, além de enriquecer a formação cultural dos participantes.

Participações especiais

O encontro Um Olhar no Oriente será intermediado pela professora Josiane Maria de Souza e inclui várias participações. Uma delas é de Alexandre Basso, aluno da especialização literatura e outras linguagens artísticas da Unimep, que falará sobre a produção de haicais, poemas de origem japonesa caracterizados pela concisão e pela objetividade. Segundo conta Josiane Souza, o evento também terá a participação do grupo nipônico de Piracicaba que apresentará o Odori, dança tradicional japonesa, e desfile de quimono; e de Helen de Lucca Checoli e Dorinha Miriam Vitti Kennedy, responsáveis pela produção de origamis. 

Além disso, a atividade será marcada pela presença especial do músico Yuzo Akahori que em 2014, lançou um CD de shamisen em que apresenta releituras de músicas tradicionais japonesas com composições próprias. Yuzo Akahori teve contato com o instrumento na infância, influenciado pelo tio. Estudou violão, se aprimorou no shamisen e, hoje, se dedica a difundir o instrumento pelo mundo, dando aulas e participando de apresentações musicais. É a primeira vez que ele virá à universidade.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no (19) 3124-1501.

ANOTE – Evento de leitura Um Olhar para o Oriente. Dia 25 de agosto, às 19h30, no Auditório Verde do bloco 2, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Inscrições gratuitas no jomsouza@unimep.br.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 12/08/2016