Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Evento online realizado pelo Centro Cultural Martha Watts rememora a trajetória da missionária e educadora norte-americana

Evento online realizado pelo Centro Cultural Martha Watts rememora a trajetória da missionária e educadora norte-americana

por Angela Rodrigues publicado 04/10/2021 05h00, última modificação 04/10/2021 08h12

Em 2021, completam 140 anos da chegada da educadora norte-americana Martha Watts (1845-1909), (foto ao lado) ao Brasil. Para entender parte do que viveu e sentiu a fundadora do Colégio Piracicabano e a precursora de outras instituições metodistas de ensino pelo Brasil, o Centro Cultural Martha Watts realiza no próximo dia 1º de outubro, a partir das 19h30, o evento online “Martha Watts - Memória e Esperança”

A iniciativa é gratuita e aberta a todos os interessados. Será realizada no perfil do Facebook do Centro Cultural Martha Watts (facebook.com/centroculturalmarthawatts).

A professora Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do Centro Cultural que leva o nome e homenageia a missionária, conta que o evento tem como principal objetivo resgatar e contar a história e o legado de Martha Watts, principalmente para as mulheres metodistas do Brasil. 

“A proposta é rememorar e apresentar a figura de Martha Watts àqueles que não a conhecem ou aos que só ouviram falar, mas têm interesse em aprofundar o conhecimento sobre a educadora. Além disso, também trará ao debate o legado que a educadora deixou em várias regiões do país”, afirma. 

PALESTRANTE – Participa como palestrante, Zuleica Mesquita, estudiosa e conhecedora sobre Martha Watts, e organizadora da obra “Evangelizar e Civilizar: Cartas de Martha Watts, 1881 – 1908”. Lançada em 2001, a obra reproduz as cartas enviadas pela educadora no período de instalação e nos anos seguintes à criação do Colégio, aos seus superiores, familiares e amigos.  

Zuleica destaca que “a história de Martha Watts, missionária metodista que chegou ao Brasil em 1881, com a missão de educar as mulheres para que se tornassem independentes, traz para nós, hoje, a oportunidade de reflexão profunda sobre nossa atuação e nossa missão como mulheres metodistas”.  

Ela acrescenta que Martha Watts foi pioneira e que a ela “se seguiram várias outras missionárias que deixaram o conforto de seu país para enfrentar as dificuldades de uma terra onde a precariedade da vida, a febre amarela, os preconceitos de um catolicismo tacanho, tornariam seu trabalho e sua missão  muito difíceis. Muitas delas perderam a vida em meio a este ambiente hostil. Morreram pela missão de salvar as mulheres de sua condição de submissão social”, destaca. 

Analisar a herança recebida dessas mulheres também será um dos focos do encontro online. A atividade é uma realização do Centro Cultural Martha Watts e conta com o apoio da Confederação Metodista de Mulheres e do Centro Otília Chaves – Fateo. 

ANOTE – Palestra online “Martha Watts – Memória e Esperança”, com as professoras Joceli Cerqueira Lazier e Zuleica Mesquita, e apoio de Ivana Aguiar Garcia, presidente da Confederação Metodista de Mulheres do Brasil e Margarida Ribeiro, pastora da Igreja Metodista e coordenadora do Centro Otilia Chaves – Fateo. Dia 1º de outubro, a partir das 19h30, pelo Facebook do Centro Cultural Martha Watts (facebook.com/centroculturalmarthawatts). Acesso gratuito e aberto a todos os interessados. 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 28.09.2021