Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluna de jornalismo realiza sonho de jogar futebol nos Estados Unidos

Ex-aluna de jornalismo realiza sonho de jogar futebol nos Estados Unidos

por Angela Rodrigues publicado 23/11/2016 04h00, última modificação 11/01/2017 10h11

A ex-aluna do curso de jornalismo da Unimep, Caroline Souza, 22, sempre treinou muito para estar preparada quando as oportunidades surgissem. Foi assim que ela mudou-se para os Estados Unidos para estudar e jogar no time de futebol da Lincoln Memorial University (LMU), em Knoxville, Estado do Tennessee.

Caroline foi bolsista da Unimep, no ano de 2014, enquanto jogava no Clube XV de Piracicaba. A estudante-atleta concedeu entrevista para a equipe do Acontece Unimep e contou sobre a sua trajetória. Confira os melhores trechos:

Acontece Unimep – Como funciona o seu contrato com a universidade?

Caroline Souza – O sistema universitário dos Estados Unidos é imenso. Eles investem muito, mutuamente, no esporte e no estudo. Foi justamente esse sistema que me deu a oportunidade de estudar e jogar aqui. Estou cursando Media Communication (comunicação midiática) com concentração em produções, o que seria um curso de jornalismo no Brasil com ênfase em produções, edições e mídia. Falta um ano e meio para eu me formar.

Acontece Unimep - Como é a experiência de morar e jogar no exterior? Fez muitas amizades?

Caroline - Sem dúvida, é uma experiência incrível. Hoje, me considero uma pessoa completamente diferente. Cresci como profissional, atleta e, principalmente, como pessoa. Não é tudo perfeito, são muitas as dificuldades, principalmente a língua no começo, a saudade de casa, dos amigos e a comida. Mas você se adapta com o tempo e vai crescendo. Fiz bons amigos, famílias que cuidam de mim como se fosse parte da família. E isso, com certeza, é a melhor parte.

Acontece Unimep - Como esse intercâmbio cultural pode acrescentar em sua trajetória?

Caroline - A experiência e a troca cultural é muito bacana! Você aprende a respeitar as diferenças entre as línguas e os hábitos. Tenho contato diário com pessoas de, pelo menos, 10 países diferentes. Conhecer, respeitar e agregar a cultura de outros países é um dos meus objetivos aqui. Essa experiência fora do meu país, longe da minha família e da zona de conforto, com certeza, tem lapidado meu caráter, me preparado para a vida e tem, sem dúvida, acelerado meu amadurecimento em todas as áreas.

Acontece Unimep – Pode contar algumas conquistas obtidas até o momento?

Caroline - A primeira conquista foi aprender a língua, me comunicar e me adaptar. Parecem coisas bobas, mas só passando pelo processo para entender o quanto isso representa. Ganhei prêmios como revelação no meu time. Entrei no time dos melhores jogadores da conferência e ganhei prêmios acadêmicos também, o que tem valor ainda maior pra mim. Estou entre os atletas da universidade com as melhores notas acadêmicas. Também produzi um documentário que foi escolhido como o melhor dos últimos 17 anos do curso. Finalmente, tive a felicidade de ter alguns dos meus projetos escolhidos para passar no canal de televisão da universidade, em eventos e até mesmo na região.

Acontece Unimep – Quais são os seus objetivos para os próximos anos?

Caroline - Tenho muitos objetivos, mas um principal que me direciona a todos os outros: quero ativar o melhor de mim! Tenho planos de ficar aqui depois que me formar, arrumar trabalho e começar a construir uma vida que me estabilize financeiramente para ir ao Brasil sempre que possível. Quero fazer estágios durante o verão no Brasil e colocar o máximo de experiência no meu currículo. O futebol tem sido o meu cartão de visitas, então não sei como minha vida seria sem ele. Mas sei que, mesmo que pare com o futebol, já sou muito grata por tudo que o esporte me proporcionou. Nunca sabemos o que pode acontecer, o meu plano é estar preparada para as melhores possibilidades.

Entrevista e texto: Serjey Martins
Edição: Celiana Perina