Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno de direito aparece em ranking de melhores advogados criminalistas

Ex-aluno de direito aparece em ranking de melhores advogados criminalistas

por marsanta publicado 16/01/2018 22h00, última modificação 24/01/2018 10h27
Ex-aluno de direito aparece em ranking de melhores advogados criminalistas

O portal Jota publicou um ranking dos advogados privados que mais venceram habeas corpus no STF - Supremo Tribunal Federal. Entre os 97 advogados da lista, está Willey Lopes Sucasas, ex-aluno do curso de direito da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba. Segundo o levantamento realizado para o ranking, o advogado venceu seis habeas corpus ao longo de oito anos, colocando-o em 22º lugar na lista.

Por definição, habeas corpus é uma ação judicial com o objetivo de proteger o direito de liberdade de locomoção do cliente, caso este tenha sido lesado ou ameaçado por algum ato de autoridade. Segundo os autores do artigo, o mérito dos profissionais que constam no ranking se dá porque, na área criminalista, o advogado é contratado principalmente pelo prestígio do seu trabalho.

Para elaborar o ranking, eles investigaram os habeas corpus concedidos pelo STF de 2009 a 2017. No total, mais de 2.900 advogados apresentaram pedidos no Supremo. E das ações com desfecho positivo, 2.172 foram patrocinadas por advogados privados.

Dados

A ideia de elaborar o ranking surgiu de uma discussão - que acontece até hoje na área do direito - sobre o uso de sistemas de dados (inteligência artificial) para melhorar as decisões sobre encarceramento. Isso significa usar robôs "caça-crimes" para examinar documentos em busca de evidências sobre determinados crimes. No Brasil, houve casos em que o uso desse tipo de tecnologia impediu que vários processos fossem prescritos. Mas há quem diga um sistema desenvolvido para esse fim poderia ter, em contrapartida, viés racial.

Texto:
Pedro Spadoni