Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno de direito conquista 1º lugar em concurso de monografia

Ex-aluno de direito conquista 1º lugar em concurso de monografia

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/10/2014 07h40, última modificação 26/04/2016 15h51

Carlos Murilo Biagioli, 34, graduado em direito no campus Taquaral da Unimep em 2011 conquistou o 1º lugar no concurso de monografia “80 Anos da Constituição de 1934”. Promovido pelo Departamento e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de São Paulo, e pela Sociedade de Veteranos MMDC. A premiação do concurso ocorreu em agosto e pelo resultado, o unimepiano recebeu prêmio no valor de R$ 1.000, livros e a Medalha Constitucionalista MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).

Biagioli elaborou trabalho com o tema O Advento do Estado Social no Brasil: a Influência da Constituição de Weimar na Carta Magna de 1934. Segundo ele, o concurso pedia uma temática relacionada aos 80 anos do advento da Constituição de 1934.

“Resolvi abordar a influência que a Constituição alemã de Weimar teve na Carta de 34, inserindo direitos sociais inéditos em nosso ordenamento jurídico e que teve reflexos em todas as constituições democráticas. A conclusão foi que a Constituição de 1934, embora de curta duração, trouxe as bases para o advento do Estado social no Brasil e representou um modelo que daria as diretrizes das nossas constituições democráticas, com grande relevância histórica e um progresso considerável no constitucionalismo brasileiro”, destaca ele.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: divulgação/OAB-SP