Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno de rádio e TV viaja pelo mundo gravando videoclipes

Ex-aluno de rádio e TV viaja pelo mundo gravando videoclipes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/02/2015 08h17, última modificação 26/04/2016 15h52

“Um casal, duas câmeras na mão e o pé na estrada”, assim é descrito o projeto “Around the World in 80 Music Videos” (Volta ao Mundo em 80 Videoclipes), de Leo Longo, 34, ex-aluno de rádio e TV da Unimep, e sua assistente e produtora Diana Boccara. Eles vão viajar por 18 países em cinco continentes, gravando clipes com 80 bandas e cantores. Os vídeos serão publicados, junto com uma série que mostra os bastidores da produção, toda segunda, a partir de março, em youtube.com/channel/UCp0s7N9qudKpuktGWvNnTrA/feed. O projeto, sem fins lucrativos, é uma parceria entre grandes bandas e a dupla.

Apesar de sua trajetória de 15 anos dirigindo programas em renomados veículos, Longo conta que seus anos na Unimep foram mais importantes. “A vantagem de estudar em uma universidade fora do eixo “mainstream” SP-RJ faz com que a criatividade colocada em prática vá por caminhos totalmente diferentes dos padrões do mercado. E o que faço hoje no projeto é justamente quebrar a regra e criar um novo processo criativo”.

Para quem está cursando, o unimepiano dá uma dica: “Quem se preocupa com dinheiro e fama, em comunicação social, diria pra mudar de curso. Para os que se preocupam em ter um papel social e contribuir com inventividade, ética e muito trabalho, diria: a imprensa e a sociedade criativa brasileira precisam de vocês”.

Longo formou-se em 2001. Depois da universidade, trabalhou em emissoras como: TV Cultura, Globo, MTV e Record. Em uma viagem com Diana pelo Tenessee e Mississipi, inspirados pela tradição musical das cidades, tiveram a ideia de unir música, arte e viagens, o que resultou no projeto atual.

PÉ NA ESTRADA

Todos os clipes serão gravados em plano sequência, em que não há cortes aparentes e o espectador acompanha a “viagem” da câmera pelos diferentes cenários. Já os artistas foram escolhidos por tocarem rock e seus subgêneros, ter identificação com o espírito alternativo do projeto ou por utilizarem a internet como plataforma de divulgação. Os nomes ainda não serão divulgados por questões contratuais.

A rota oficial é: Brasil (de março a maio); Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Rússia e Marrocos (de maio a dezembro); Índia, Coréia do Sul, Hong Kong, Filipinas e Austrália (de janeiro a abril de 2016) e Estados Unidos, México e Argentina (de abril a setembro de 2016). Eles ressaltam que a ordem e os países podem sofrer alterações durante a produção. Ainda haverá a publicação de um livro do projeto em 2017.

Texto: Serjey Martins
Fotos: divulgação