Ex-aluno de rádio e TV viaja pelo mundo gravando videoclipes
Um casal, duas câmeras na mão e o pé na estrada, assim é descrito o projeto Around the World in 80 Music Videos (Volta ao Mundo em 80 Videoclipes), de Leo Longo, 34, ex-aluno de rádio e TV da Unimep, e sua assistente e produtora Diana Boccara. Eles vão viajar por 18 países em cinco continentes, gravando clipes com 80 bandas e cantores. Os vídeos serão publicados, junto com uma série que mostra os bastidores da produção, toda segunda, a partir de março, em youtube.com/channel/UCp0s7N9qudKpuktGWvNnTrA/feed. O projeto, sem fins lucrativos, é uma parceria entre grandes bandas e a dupla.
Apesar de sua trajetória de 15 anos dirigindo programas em renomados veículos, Longo conta que seus anos na Unimep foram mais importantes. A vantagem de estudar em uma universidade fora do eixo mainstream SP-RJ faz com que a criatividade colocada em prática vá por caminhos totalmente diferentes dos padrões do mercado. E o que faço hoje no projeto é justamente quebrar a regra e criar um novo processo criativo.
Para quem está cursando, o unimepiano dá uma dica: Quem se preocupa com dinheiro e fama, em comunicação social, diria pra mudar de curso. Para os que se preocupam em ter um papel social e contribuir com inventividade, ética e muito trabalho, diria: a imprensa e a sociedade criativa brasileira precisam de vocês.
Longo formou-se em 2001. Depois da universidade, trabalhou em emissoras como: TV Cultura, Globo, MTV e Record. Em uma viagem com Diana pelo Tenessee e Mississipi, inspirados pela tradição musical das cidades, tiveram a ideia de unir música, arte e viagens, o que resultou no projeto atual.
PÉ NA ESTRADA
Todos os clipes serão gravados em plano sequência, em que não há cortes aparentes e o espectador acompanha a viagem da câmera pelos diferentes cenários. Já os artistas foram escolhidos por tocarem rock e seus subgêneros, ter identificação com o espírito alternativo do projeto ou por utilizarem a internet como plataforma de divulgação. Os nomes ainda não serão divulgados por questões contratuais.
A rota oficial é: Brasil (de março a maio); Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Rússia e Marrocos (de maio a dezembro); Índia, Coréia do Sul, Hong Kong, Filipinas e Austrália (de janeiro a abril de 2016) e Estados Unidos, México e Argentina (de abril a setembro de 2016). Eles ressaltam que a ordem e os países podem sofrer alterações durante a produção. Ainda haverá a publicação de um livro do projeto em 2017.
Texto: Serjey Martins
Fotos: divulgação
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 26/02/2015