Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno se torna o 1º cabo da PM mato-grossense doutor em administração

Ex-aluno se torna o 1º cabo da PM mato-grossense doutor em administração

por Angela Rodrigues publicado 27/06/2016 06h00, última modificação 04/07/2016 09h48

Obstáculos são feitos para serem superados. Essa é a lição de vida de Laudicério Aguiar Machado, 37, ex-aluno do curso de doutorado em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep. O cuiabano se tornou, em fevereiro, o primeiro cabo da Polícia Militar com doutorado no Estado de Mato Grosso.  Para alcançar esse sonho, ele, que também concluiu o mestrado em administração na Unimep, em 2011, percorreu longa trajetória.

Laudicério gastava 95% do salário para pagar as despesas de transporte e mensalidade. Como morava em Cuiabá, viajava para Piracicaba uma vez por semana para cursar as disciplinas. Para economizar, pegava carona em caminhões e ônibus das linhas interestaduais. “Minha meta, independente de qual local eu estivesse trabalhando, é de que eu seria doutor um dia”, conta.

Após obter licença no trabalho para a qualificação profissional, precisou usar as horas vagas para incrementar a renda. Trabalhou como garçom e deu aulas em universidade particular, utilizando os conhecimentos adquiridos no mestrado e doutorado. “Minhas ferramentas eram precárias, mas isso não me fez desistir”, disse. Na tese de doutorado, Machado analisou o serviço de saúde ofertado aos agentes de Segurança Pública de Mato Grosso, com o objetivo de compreender a efetividade do atendimento.

Atualmente, ele está de volta ao serviço da PM e é gestor do Observatório da Polícia Militar, função designada por razão da formação acadêmica adquirida no doutorado. Além disso, também é professor na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e afirma: “a mensagem que eu levo hoje aos meus acadêmicos é que eles nunca deixem de acreditar em seus sonhos, e que, ao se formarem, busquem constante qualificação”, diz ele, que pratica o próprio conselho e segue com o desejo de estudar: ele retorna no 2º semestre para iniciar o curso de direito na Unimep.

Texto: Serjey Martins
Edição: Celiana Perina