Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-alunos e comunidade participam da celebração de 58 anos dos cursos superiores da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 05/08/2022 05h00, última modificação 07/10/2022 12h16

Foi realizada na última segunda-feira, dia 3, celebração especial em comemoração aos 58 anos de criação dos primeiros cursos superiores da Unimep. O evento, promovido pela Direção Geral do Instituto Educacional Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista e Reitoria da Unimep, reuniu equipe gestora, diretores, coordenadores de cursos, docentes, colaboradores e ex-alunos. Dentre eles, o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e o vereador Pedro Kawai, também 2º secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Na ocasião, foram lançadas duas obras inéditas ligadas à história da educação metodista e às diretrizes educacionais metodistas. As obras são de autoria do professor Ismael Valentin, reitor da Unimep, e do professor Josué Adam Lazier, diretor de Extensão e Cultura.

Foi promovida também a abertura da exposição “Conectando Gerações – 58 anos dos Primeiros Cursos Superiores”, com imagens de fatos marcantes e históricos da trajetória da universidade.

Dentre os presentes na comemoração, estiveram a professora Joselene Henriques, diretora da Colégio Piracicabano; o ex-prefeito de Piracicaba e ex-docente da universidade, Barjas Negri; o ex-aluno, vereador e 2º secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai; Juliano Fantazia, jornalista e assessor de imprensa da Unimed Piracicaba, entre outros convidados.

Já da comunidade da Unimep, participaram da celebração o prof. Josué Adam Lazier, diretor de Extensão e Cultura; Michael Adorno, coordenador administrativo; profa. Marlene Moreno, diretora de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa, além de coordenadores de cursos de graduação, docentes e colaboradores, e ex-alunos.

HOMENAGENS – A celebração teve início com a palavra de acolhimento da pastora Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária. Em sua fala, a pastora destacou sobre o tema apresentado na exposição: a educação que conecta gerações. “São muitos os legados que uma geração passa à outra. Os princípios da Educação Metodista que gostaríamos de passar para as próximas gerações ocorrem por meio de conexões com a sabedoria, necessidades educacionais atendidas, educação como processo questionador, aprendizado coletivo, compreensão de Deus e a partir de tudo isso, também esperança para o futuro”, afirmou a pastora.

Na sequência, o reitor da Unimep, prof. Ismael, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos os convidados, e citou a celebração dos 58 anos como um momento bastante significativo para a história da universidade. “Relembramos hoje parte da história institucional da Unimep desde a chegada ao Brasil de missionários norte-americanos que criaram as primeiras instituições de ensino, e passaram por muitos os enfrentamentos, avanços, referências e mudanças de cenários que marcaram toda a nossa trajetória”, afirmou ele.

Valentin lembrou também sobre as centenas de ex-alunos que já passaram pela Unimep e se tornaram importantes líderes em seus segmentos e áreas de atuação, a exemplo do ex-prefeito, Barjas Negri. “A história de Piracicaba se confunde com a da Unimep. A universidade faz parte da história de milhares de pessoas e de outras instituições. Hoje, somos nós que damos continuidade à essa história, e temos a agradecer a Deus por prosseguir nessa missão”, afirmou o reitor.

Na sequência, houve o lançamento das obras: “História da Educação Metodista – Educar e Evangelizar em Perspectiva”, de autoria do prof. Ismael; e “Educação Libertadora em Paulo Freire e as Diretrizes Educacionais Metodistas”, escrita pelo diretor de Extensão e Cultura, o prof. Josué Adam Lazier.

Após o lançamento e a apresentação dos livros, foi aberta a exposição “Conectando Gerações – 58 anos dos Primeiros Cursos Superiores da Unimep”, realizada pela equipe da Diretoria de Extensão e Cultura. A mostra reúne momentos e registros marcantes de alunos e conquistas da Unimep ao longo dos 58 anos de oferecimentos dos cursos superiores. A exposição está aberta à visitação no hall do prédio administrativo, da unidade Taquaral. A entrada é gratuita.

Confira alguns registros da celebração nesse link: https://bit.ly/3yeQi3W

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep