Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-goleiro, profissionais e docentes dialogam sobre a essência da copa

Ex-goleiro, profissionais e docentes dialogam sobre a essência da copa

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/04/2014 12h26, última modificação 26/04/2016 15h51

Transformar o auditório verde do bloco 2 do campus Taquaral da Unimep em uma sala de diálogos para que três palestrantes e dois debatedores possam expor suas experiências e expectativas sobre a Copa do Mundo. Esta é a proposta do evento Copa do Mundo de Futebol: a Essência do Espetáculo, que ocorre no próximo dia 15 de maio, às 8h30, e é aberto à comunidade. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Para refletir sobre o mundial que irá movimentar o Brasil de 12 de junho a 13 de julho, além de relembrar fatos de edições anteriores do campeonato, irão atuar como palestrantes: Carlos Roberto Gallo, que foi goleiro titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986; José Mário Campeiz, preparador físico do São Paulo Futebol Clube e também Vladir Sá Lemos, editor e apresentador do programa Cartão Verde exibido na TV Cultura.

Já como debatedores, participam os docentes Charles Ricardo Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Unimep e Sérgio Augusto Cunha, da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Ídico Luiz Pellegrinotti, professor do PPGCMH e do curso de educação física será o mediador do encontro.

Pellegrinotti conta que a proposta é dialogar sobre o futebol em distintas vertentes como experiência pessoal, divulgação do espetáculo, preparação dos jogadores, receptividade popular, o futebol na cultura brasileira e a relação acadêmica com a prática do esporte.

“Todos têm abordado no esporte, principalmente no futebol, questões técnicas, como escalação, resultados, opiniões. Mas queremos conversar sobre a essência de participar e vivenciar o mundial. Por exemplo, o ex-goleiro irá falar sobre a experiência de ser convocado e a responsabilidade de defender a equipe e a nação que ela representa; o jornalista irá falar sobre como se sentiria transmitindo este momento à nação, além de contar sobre os sentimentos gostaria de passar aos espectadores. Essa é a tônica da iniciativa”, detalhou Pellegrinotti, um dos organizadores do evento, ao lado de Rozangela Verlengia, também docente do PPGCMH.

A organização e promoção do evento são da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano em conjunto com a coordenação do curso de educação física da Unimep.

ANOTE – Debate Copa do Mundo de Futebol: a Essência do Espetáculo, com Carlos Roberto Gallo, ex-goleiro titular da seleção brasileira; José Mário Campeiz, preparador físico do SPFC e Vladir Sá Lemos, editor do programa Cartão Verde da TV Cultura. Dia 15 de maio, a partir das 8h30, no Auditório Verde do bloco 2 do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.


Texto:
Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris/divulgação
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 29/04/2014

registrado em: