Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-reitor da Unimep, prof. Gustavo Jacques Dias Alvim, faleceu nessa quarta-feira, 15

por Angela Rodrigues publicado 15/07/2018 05h00, última modificação 15/08/2018 19h34

Faleceu na manhã dessa quarta-feira, 15, em Piracicaba, aos 81 anos, o professor Gustavo Jacques Dias Alvim. O corpo será velado nessa quarta-feira, 15, das 15h30 às 22h, na Catedral Metodista Central de Piracicaba (rua Dom Pedro I, 938, bairro Centro, Piracicaba) e amanhã, a partir das 6h.

Nessa quinta-feira, 16, haverá um culto em homenagem ao professor às 8h da manhã, na Catedral Metodista. O sepultamento será nessa quinta-feira, 16, às 10h30, no cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2.201, bairro Vila Monteiro) em Piracicaba.

Alvim estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Unimed Piracicaba, após realizar cirurgia no último dia 13.

Trajetória – Nascido em 27 de setembro de 1936, no município de Vera Cruz, Gustavo Jacques Dias Alvim veio estudar em Piracicaba, no ano de 1948. Em 1964, aos 27 anos, tornou-se o diretor dos cursos superiores que compunham a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração de Empresas (ECA), implantados no Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP). Posteriormente, tornou-se diretor da Faculdade de Direito (1970 a 1972). Trabalhou como vice-reitor administrativo da Unimep nas gestões: 1991/1994, 1995/1998 e 1999/2002; como reitor de 2003 a 2006 e como vice-diretor geral do IEP, de 1991 a 2006. Em março de 2011, assumiu novamente o cargo de vice-reitor da Unimep, no qual permaneceu até novembro de 2012. Em 2013, foi novamente empossado reitor da Unimep, cargo que desempenhou até outubro de 2016. Também exerceu o cargo de vice-diretor da Educação Metodista.

Gustavo Alvim possuía distintas graduações: bacharelado em sociologia e política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1959), graduação em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1962), graduação em administração de empresas pela Universidade São Francisco (1975) e graduação em comunicação social habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1988). Diplomou-se também pela Escola de Propaganda de São Paulo (1962). Também é mestre em educação pela Unimep (1992), doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e cursou especialização em administração universitária no Instituto de Gestão e Liderança Universitária, com sede no Canadá (1991).

Outras Atividades - Ex-funcionário do Banco do Brasil, trabalhou no Grupo Dedini, Mausa, Eqtanol, Indústrias Romi, Dedini-Mausa da Venezuela, em cargos de direção administrativa e jurídica. Na área educacional, foi professor, diretor de faculdade, vice-reitor e reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, vice-presidente do Conselho Diretor do IEP, secretário executivo do Conselho Geral das IMEs.

Foi presidente da Academia Piracicabana de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, da Academia Ferroviaria de Letras e do Panathlon Clube. Pertenceu ao Diretório do “Rold Methodist Council”, e ao Conselho ao Clube de Escritores de Piracicaba, à extinta Sociedade Hípica de Piracicaba e ao Conselho Deliberativo do Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Presidiu o Rotary Club de Piracicaba Vila Rezende, o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, a Associação Desportiva Unimep, o Conselho Deliberativo do Clube de Campo de Piracicaba. Foi diretor da Federação Paulista de Basquetebol, e diretor do EC Rezende e do Bela Vista Nauti Clube. Como vereador, foi presidente da Câmara Municipal de Piracicaba.

Foi homenageado com as medalhas “Bicentenário de Piracicaba” e “Prudente de Moraes”, os títulos de Cidadão Piracicabano, e o de Ético na Educação. Um dos fundadores do jornal A Província, criou distintos periódicos, tendo publicado dois livros e mais de 700 artigos, reportagens, contos, poesias, e crônicas na imprensa escrita.

“O professor Gustavo foi um educador fundamental na construção da Unimep, no espírito da universidade, e, também na dimensão que a universidade alcançou na região, no país, e, também, internacionalmente. A sua memória sempre estará junto da história da Unimep. Nós, enquanto parte da comunidade da universidade, temos muito orgulho e gratidão pela vida do professor Gustavo Alvim e também pela sua dedicação à educação. Desejamos que Deus abençoe a família, consolando e confortando a todos”, afirmou o prof. Fábio Botelho Josgrilberg, atual reitor pro tempore da Unimep.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep