Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Expo 2015 Pós Unimep abre agenda com palestra sobre oratória

Expo 2015 Pós Unimep abre agenda com palestra sobre oratória

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/01/2015 09h09, última modificação 26/04/2016 15h52

A Expo Pós Unimep inicia 2015 com novidades. A primeira atividade desse semestre está prevista para o próximo dia 10 de fevereiro. Nessa data, virá à Unimep o empresário e comunicador social Jota Duarte, que apresentará a palestra A Arte da Oratória. O evento é gratuito e ocorre a partir das 20h, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral. As inscrições são gratuitas e os interessados em participar já podem se inscrever no  http://www.unimep.br/pos/lato/palestras.php

Promovido pela coordenação dos cursos de pós-graduação lato sensu, a Expo Pós Unimep tem como proposta apresentar as opções de cursos de especialização, MBA e MBC oferecidas, além de enfocar os resultados desses cursos na trajetória profissional. As palestras, que passam a ser mensais, têm como público-alvo estudantes e profissionais com interesse pelos temas em discussão.

Jota Duarte é formado em radialismo, locução comercial e oratória e atuou como locutor, apresentador e repórter. É membro fundador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento da Engenharia Humana, além de ser autor do livro Acima da Média (lançado em 2013).

Confira os melhores trechos da entrevista concedida por ele sobre o tema do encontro, e no qual falará sobre as definições de oratória, a superação da timidez, linguagens verbal e corporal e desenvolvimento da argumentação, dentre outros.

Unimep – Quais são os resultados obtidos por profissionais que dominam a arte de falar bem?

Jota Duarte – Os resultados são sempre positivos, como por exemplo: a maior adesão da plateia para os seus propósitos, ou seja, quem fala bem vende melhor o seu peixe, exerce maior poder de convencimento, tem maior influência sobre os outros, quem fala bem inspira mais confiança e credibilidade, conquista com mais facilidade, etc.

Unimep – Além dos resultados na área profissional, quais são os efeitos de uma oratória de excelência em outros campos da vida?

Duarte – Quem domina a arte da oratória, geralmente consegue se expressar melhor, corre menor risco de ser mal interpretado e desfruta de elevada autoestima. Dominando melhor as palavras fica mais fácil persuadir. Quando se fala bem, é possível controlar melhor as suas emoções e as dos outros, isto é, falando com habilidade fica mais fácil e mais previsível dominar quem quer que seja.

Unimep – Há características pessoais que facilitam o desenvolvimento da boa oratória? Quais são elas?

Duarte – Sim, há duas imprescindíveis, a primeira é a voz. Quando se tem uma voz bonita, marcante, tudo fica mais fácil, mas não é tudo. Só a voz não basta, é preciso articular bem as palavras, saber enfatizar, ter ritmo e possuir bom vocabulário. A segunda é o carisma.

Unimep – Todos são capazes de desenvolver a arte da oratória ou há profissionais que possuem mais facilidade?

Duarte – Na verdade, existem profissionais que, por força do ofício, desenvolvem de forma mais apurada essa arte. São os professores, os advogados, os palestrantes, os locutores, os mestres de cerimônia, os jornalistas, os humoristas, os vendedores, os atores e outros. No entanto, não significa que esses tenham mais habilidade ou potencial que os outros, mas, provavelmente, maior necessidade. A experiência, ao longo de mais de 30 anos de atividade nessa área, vem me mostrando que qualquer pessoa pode ser capaz de desenvolver uma boa oratória, desde que tenha real interesse e disposição.

Unimep – Por favor, pode citar filmes, sites, autores sobre o tema?

Duarte – Sim, um filme excelente que ensina oratória e argumentação é Thank You for Smoking (Obrigado por Fumar), uma comédia dirigida por Jason Reitman. A produção é uma sátira sobre a indústria do cigarro, baseado no romance homônimo de Christopher Buckley. Quanto aos livros, indico os de Fermino Neto: “Solte a Voz Como os Profissionais” e “Fale em Público sem Medo” e também o livro de minha autoria “Acima da Média”, à venda no site clubedeautores.com.br.

ANOTE – Expo 2015 Pós Unimep, com a palestra A Arte da Oratória, por Jota Duarte. Dia 10/02, às 20h, no Anfiteatro do bloco 7, campus Taquaral. Inscrições e informações: http://www.unimep.br/pos/lato/palestras.php

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: arquivo pessoal