Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição “Pintando as Cartas de Martha Watts” reúne obras de 26 artistas sobre Piracicaba no Museu Prudente de Moraes

Exposição “Pintando as Cartas de Martha Watts” reúne obras de 26 artistas sobre Piracicaba no Museu Prudente de Moraes

por Angela Rodrigues publicado 29/05/2023 05h00, última modificação 18/07/2023 15h33

 

Obras inéditas e releituras artísticas sobre Piracicaba e a cultura piracicabana, criadas a partir de descrições feitas pela educadora norte-americana Martha Watts, entre os anos de 1881 a 1887, são tema da exposição “Pintando as Cartas de Martha Watts”, que ocorre entre os dias 3 de junho a 1º de julho, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A iniciativa, que é organizada e promovida pela equipe do Centro Cultural Martha Watts, com apoio da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) terá visitação pública e entrada gratuita.   

A exposição reúne obras artísticas de diferentes técnicas e estilos: áudio, fotografia, escultura, poesia, pintura, técnica mista, livro de artista, arte digital. Participam os artistas plásticos e visuais, poetas e fotógrafos: Alexandra Jacob, Arlete Brito, Carlos Valério, Carmem Pilotto, Cleusa Piton, Danilo Monaco, Elaine Parra, Fernanda Nepomuceno, Gracia Nepomuceno, Helder Prado, Isabela Borghese, Ivânia Tanaka, João Benatti, Julia Momesso, Lídice Salgot, Marcos Nozella Gil, Maria Gobet, Maria Rita Correa, Melissa Sanches Pozzi, Odair Demarchi, Reinaldo Diniz, Rosy Jesus Vaz, Silvia Dionísio, Sônia Torrezan, Vera Gutierrez e Vírginia Nicoletti.

Joceli Cerqueira Lazier (foto ao lado), coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e organizadora, conta que o objetivo principal da mostra foi “oportunizar aos artistas, com suas técnicas e sensibilidades próprias, a representação artística de trechos das cartas de Martha Watts que se referem a lugares e costumes de Piracicaba, trazendo para os dias atuais retratos daquela época”.   

A curadoria será de Ana Paula Paschoaldeli, Ana Torrejais, Joceli Cerqueira Lazier e Maurício Beraldo.

PROJETO – O projeto artístico Pintando as Cartas de Martha Watts nasceu a partir de uma visita monitorada realizada no Centro Cultural Martha Watts, em setembro de 2019, com a entrega de trechos das cartas de Martha Watts para o desenvolvimento do trabalho.    

Nas correspondências endereçadas às mulheres missionárias norte-americanas, a educadora Martha Watts (1845-1909) descreveu não apenas as atividades do Colégio Piracicabano, mas também o cotidiano, as festas e o modo de agir do povo piracicabano naquela época. A partir de trechos destas cartas, os artistas foram convidados a fazer uma releitura artística da cidade de Piracicaba.    

O resultado foi reunido na exposição. Joceli Lazier conta que a proposta era inaugurar a exposição desse projeto em junho de 2020, mas com a pandemia não foi possível. “Por esse motivo, algumas atividades foram desenvolvidas mesmo durante a pandemia para manter essa proposta viva, e agora, retomamos o projeto com a realização dessa exposição em junho de 2023, por ocasião do aniversário de 20 anos do Centro Cultural".   

Já a escolha pelo local da exposição, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, ocorreu para destacar a parceria e o apoio que o advogado, político e o primeiro presidente eleito do Brasil sempre ofereceu à educadora Martha Watts, em seus primeiros anos de atuação no cenário educacional de Piracicaba. 

ANOTE – Exposição “Pintando as Cartas de Martha Watts”, de 3 de junho a 1º de julho, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. 

 

 

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep e acervo pessoal Joceli Cerqueira Lazier
Última atualização: 29.05.2023

​