Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição de obras abstratas leva mais cor ao Taquaral

Exposição de obras abstratas leva mais cor ao Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 03/08/2008 18h53, última modificação 26/04/2016 15h45

“Geometrias Justas-Movimento”, assinada pelo artista Milton de Toledo, 59, (foto ao lado) abre a programação deste semestre de exposições de artes mantida no hall do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Na mostra, montada até 15 de agosto, estão reunidos 33 desenhos, 13 deles inéditos, abstratos geométricos produzidos em técnica mista. A entrada é gratuita. A iniciativa é a primeira realizada em Piracicaba e assinada pelo artista nascido em Arapongas (PR) e residente em São Paulo desde 2005.

Inspirado em lugares qual visitou, Toledo produz desenhos à base de nanquim coloridos com acrílico. As obras são elaboradas com instrumentos importados da Alemanha, como as canetas Staedtler, o nanquim descartável Le Pen e o papel Schoeller. Entre as criações inéditas apresentadas em “Geometrias Justas-Movimento” estão “Encontros e Desencontros”; “Paralelas” e sete desenhos da série “Paisagem Urbana” (foto abaixo), todos produzidos em 2008 com a técnica mista sobre papel.

ANDANÇAS

Toledo passou a infância e adolescência em Curitiba. Freqüentador assíduo da biblioteca pública teve contato com os livros de arte também na infância. “A primeira obra que li foi sobre Bauhaus, a famosa escola alemã, e me apaixonei. Retirava os livros e reproduzia os desenhos”, relembra. Na época, tornou-se estagiário de uma empresa, na qual atuou no departamento de arte e decoração.

Vieram outros interesses e a arte ficou de lado. Em 1981, formou-se administrador de empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp). Em 1993 ocorreu uma grande mudança. Toledo foi para os Estados Unidos e lá permaneceu até fevereiro de 2005. “Em meio ao trabalho que desempenhava, coloquei os meus objetivos no papel e vi que era a arte o que eu queria. Fiz cursos de aquarela e de desenhos e decidi pela profissionalização”, afirma.

E desde então, não parou mais. Na nova carreira participou de salões em Rio Claro e São Paulo. Foi premiado com a medalha de prata no Salão de Artes Plásticas da Associação Comercial de São Paulo (2005); com a medalha de bronze no Salão de Artes Plásticas de Rio Claro e com medalha de ouro no Salão de Artes Plásticas da Associação Comercial de São Paulo, premiações ocorridas em 2006.

ANOTE – “Geometrias Justas-Movimento”, de Milton de Toledo, montada até 15 de agosto, no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitas: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Entrada gratuita. Informações (19) 3124-1535.

Última atualização:03/08/2008