Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição do Salão Universitário de Humor vai até dia 13

Exposição do Salão Universitário de Humor vai até dia 13

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/08/2013 13h28, última modificação 26/04/2016 15h50

Ainda dá tempo de se divertir na exposição do 21º Salão Universitário de Humor da Unimep. A iniciativa se encerra no próximo dia 13, mas até essa data, todos os trabalhos vencedores e também os selecionados no concurso podem ser visitados no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da universidade. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 16h. A iniciativa é gratuita e aberta a todo público. 

Prêmio – A 21ª edição do Salão Universitário teve, dentre as categorias de premiação do evento, a do prêmio Educar para Crescer, que promove o debate sobre a educação sob o olhar crítico do humor. Resultado de parceria entre a Faculdade de Comunicação (Facom) com a editora Abril, o prêmio, nesse ano, foi conquistado pelo estudante do curso de artes visuais da Universidade Federal do Piauí, o universitário José Antonio da Costa, 43, também conhecido como Jota A. Ele recebeu R$ 1.500 em prêmio e a oportunidade de produzir materiais gráficos para a editora Abril no período de um ano. 

A iniciativa surgiu em 2011 e partiu da coordenação dos cursos de publicidade e propaganda e de design gráfico, com apoio da coordenação da área de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep, como também da direção da Faculdade de Comunicação. 

Segundo o vencedor da categoria, a premiação qualifica o currículo de qualquer artista. “É o reconhecimento de um trabalho feito com muito carinho, especialmente para a categoria educação. Para mim, ser premiado em um Salão concorrido como o da Unimep é uma honra muito grande”, destaca Jota A. O humorista gráfico conquistou a vitória com o cartum “O Código” que pautou o uso de QR Codes em sala de aula.  Os QR Codes são códigos de barras em 2 D que, quando escaneados por celulares, dão acesso a páginas de internet.  

A parceria entre a Facom e a editora Abril nasceu por meio de um projeto do curso de publicidade e propaganda da universidade que sugeria pautar o programa Educar para Crescer no desenvolvimento de materiais para a disciplina produção multimídia. Com os resultados positivos, a parceria se estendeu para o projeto do 7º semestre (Proset), iniciativa em que, divididos em agências experimentais, os alunos planejam e executam campanhas publicitárias voltadas aos temas sociais. 

“O que nos motivou a criar esse prêmio foi a oportunidade de fortalecermos e evidenciarmos a proximidade entre a faculdade e o Salão; bem como fortalecer a parceria da Facom com a editora Abril, um dos maiores grupos de comunicação da América Latina”, destaca um dos motivadores da iniciativa, o docente Renato Elston Gomes, coordenador do curso de design gráfico e publicidade e propaganda da Unimep. Também atuaram na iniciativa: o professor Fabiano Pereira, coordenador da pós-graduação em mídia – educação: linguagem, tecnologia e cultura; e o docente Josué Adam Lazier, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da instituição. 

Texto: Larissa Molina
Fotos: divulgação
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 09/08/2013

registrado em: