Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição na Unimep traz obras em pastel seco

Exposição na Unimep traz obras em pastel seco

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/04/2013 11h17, última modificação 26/04/2016 15h45
Paisagens e flores estão dentre os temas que inspiram a artista plástica e professora aposentada, Ana Maria Ferraz Cavenaghi, 65, que expõe mais de 30 obras no hall do bloco administrativo do campus Taquaral da Unimep. A iniciativa apresentará quadros em pastel seco, técnica que utiliza papéis importados e bastonete semelhante ao giz de lousa. Intitulada “Natureza em Cor”, a mostra ocorre de 26 de abril a 24 de maio, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. A visitação é gratuita e aberta ao público.

A exposição exibirá desenhos de flores e paisagens reproduzidas a partir de fotos e de obras de outros artistas. Uma particularidade da autora é desenvolver as figuras em papel preto. Os quadros têm medida entre 60 x 80 cm e 30x40 cm, todos emoldurados em vidro para melhor conservação da obra, já que, diferentemente de telas produzidas à tinta, o pastel seco se desfaz quando tocado.

Artista – “Sempre gostei de desenhar, desde criança. Nos momentos de dedicação à arte, encontro-me comigo mesma, é um complemento em minha vida”, conta a artista piracicabana, que também é aluna do ateliê Luisa Libardi. “Minhas obras são muito ligadas a mim, pois coloco no papel coisas que são minhas”, afirma. É a primeira vez que a artista expõe. Quando jovem, ela se dedicou à pintura de porcelanas, mas abandonou o hobby aos 20 anos. “Quando me casei, a rotina mudou e precisei me afastar”, explica. No entanto, a arte sempre esteve presente em suas atividades, a exemplo da iniciativa de, no período em que lecionava manter o costume de escrever mensagens e criar desenhos no canto da lousa, durante as aulas.

ANOTE - Exposição “Natureza em Cor”, da artista plástica Ana Maria Ferraz Cavenaghi. De 26 de abril a 24 de maio, no hall do prédio administrativo da Unimep, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitas: segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1512.

 
Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 26/04/2013
registrado em: