Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição traz fotos dos bonecos do Elias

Exposição traz fotos dos bonecos do Elias

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 28/04/2012 07h01, última modificação 26/04/2016 15h48

A próxima exposição a ocupar os espaços do hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep é parte do projeto Guardiões do Rio Piracicaba uma Releitura, que tem como foco a produção e reinstalação de 30 bonecos do Elias. A mostra é composta por 30 banners que medem 1,5 x 0,9 metro sobre fotos do artista construindo seus bonecos, dos trabalhos originais instalados à margem do rio e Casa do Povoador e fotos do congelamento e restauro das obras. Os trabalhos ficam expostos até 18 de maio. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 16h. A entrada é gratuita. 

O projeto teve seu edital aprovado em 2011 no Programa de Ação Cultural, um concurso que tem por objetivo apoiar projetos de promoção da continuidade das culturas tradicionais no Estado de São Paulo. A organização é de Rita Moura, Raul Rozados, Lia Desjardins e Everson Bonassi.

HISTÓRIA 

Elias Rocha, o Elias dos Bonecos, que nasceu em 1931 nas proximidades do rio Piracicaba, iniciou seu trabalho artístico em meados de 1975. Feitos de sucata e em tamanho real, os bonecos eram colados por seu dono à margem direita do rio representando a luta ambiental do caipira ribeirinho. As obras de Elias já estiveram em exposições no Museu de Arte de São Paulo, no Sesc Pompéia, e no Centro Cultural Banco do Brasil, além de ser tema de dissertações acadêmicas, vídeos, exposições fotográficas e espetáculo teatral. Após a morte de Elias, em 2008, os bonecos desapareceram da margem do rio, dando início a projetos que visam o restauro e a preservação das obras.

ANOTE – Exposição Guardiões do Rio Piracicaba uma Releitura, até 18 de maio, no hall do prédio administrativo da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, campus Taquaral). Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1512. 

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Raul Rozados
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 28/04/2012

registrado em: