Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições de arte, humor e fotografias estão na programação do Centro Cultural Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 13/11/2018 05h00, última modificação 14/11/2018 10h35

Exposições distintas são os destaques de novembro do Centro Cultural Martha Watts. Na programação, estão mostras e iniciativas de humor, fotografias, trabalhos de alunos do Colégio Piracicabano e mostras de pinturas em técnicas distintas. As atividades são todas gratuitas e abertas à comunidade.

Acompanhe abaixo a programação do espaço, que estará aberto à visitação nesse sábado, dia 10 de novembro, das 10h às 14h.

Humor – “Humor, Ciência e Cultura... Entendeu?” é o tema da exposição permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 30 de novembro.

Imagens – Por meio da exposição “Cemitério da Saudade: uma arte para os vivos”, os alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano apresentam os olhares e registros produzidos em uma visita aos cemitérios, que também são espaços para manifestações artísticas. A iniciativa expõe o olhar que cada aluno capturou da arte cemiterial. A iniciativa foi promovida com a coordenação do professor de história do Colégio, Rafael Stuart. As visitas podem ser realizadas de 5 a 13 de novembro, na Sala Monet. A entrada é gratuita.

Arte no estilo acadêmico – Idealizada pela artista plástica Ivânia Tanaka e seus alunos, a exposição "Composições" reúne 24 obras no estilo acadêmico. Para a iniciativa, os alunos prepararam montagens com objetos e a partir das cenas realizaram as pinturas. A mostra conta com trabalhos dos alunos: Alda Cecília W. Datti, Chioma de Oliveira Muozoba, Clarice Dolores Martins, Ebele de Oliveira Muozoba, Edival Ap. Monteiro da Silva, Fernando Andrade, Irene Barone Fraga, Marlene Leonessa da Silva, Melissa Sanches, Sônia Barros e Vera Maria Fraga. "Composições" tem abertura no dia 9 de novembro, às 19h30. Após, os visitantes podem conferir os trabalhos da mostra de 10 a 26 de novembro, na Sala Da Vinci. A entrada é gratuita.

Patrimônio Histórico – Com a exposição “Antes que Queime: Piracicaba e seus Patrimônios Históricos”, os alunos dos 6º anos do Colégio Piracicabano apresentam imagens de distintos patrimônios históricos do município. O recente episódio envolvendo o incêndio no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, despertou a reflexão sobre o real conhecimento acerca dos patrimônios históricos existentes, seus significados e suas condições de preservação. Nesse sentido, os estudantes, coordenados pelo prof. de história Rafael Stuart, visitaram distintos patrimônios históricos de Piracicaba tombados pelo Condepac. A exposição fotográfica convida para um passeio por esses espaços de memória por meio da lente dos alunos, que colocam em questão o dever da sociedade em conhecer e proteger o patrimônio histórico cultural, antes que episódios parecidos com o do Museu Nacional venham a se repetir. A mostra pode ser visitada de 13 a 26 de novembro, na Sala Monet. A entrada é gratuita.

Humanização – A exposição HumanizArte é o resultado do trabalho desenvolvido por professores e alunos do 9º ano do Colégio Piracicabano, ao longo desse ano. A ideia surgiu a partir da discussão dos projetos interdisciplinares, uma das marcas da educação proposta pela equipe pedagógica. Por meio da análise de currículo e conteúdo, percebeu-se que, a partir da arte, vários temas e propostas contemplavam o humano e a humanização e, ainda mais, poderiam expressar o ponto de vista que garante a valorização da individualidade e do coletivo, ou seja, a atuação participativa na construção de uma sociedade que trabalha em conjunto para defender a participação de todos. Nesse sentido, professores e alunos desenvolveram diversos trabalhos nas disciplinas de arte, português, espanhol e história.A abertura da exposição HumanizArte ocorre no dia 14 de novembro, às 19h30, e as visitas podem ser feitas no período de 21 de novembro a 14 de dezembro, na sala Irineu Guimarães. A entrada é gratuita.

Com Tinta e Pincel – Com Tinta e Pincel XXVII é o título da exposição que expõe trabalhos produzidos por alunos da artista Denise Storer. A mostra é composta por 38 trabalhos, sendo dois dos melhores de cada aluno selecionado, produzido ao longo de 2018. Como nas edições anteriores, a mostra procura valorizar a criatividade e empenho, respeitando o gosto pessoal e o grau de evolução de cada aluno. Na iniciativa, os visitantes e comunidade poderão apreciar trabalhos nas técnicas: aquarela, grafite sobre papel, óleo sobre tela, lápis de cor, pastel seco, acrílica sobre tela e acrílica sobre papel kraft. A exposição “Com Tinta e Pincel XXVIII” tem abertura no dia 30 de novembro, às 19h, e as obras podem ser visitadas de 3 a 20 de dezembro, nas Salas Monet e Da Vinci. A entrada é gratuita.

Além dessas exposições, o Centro Cultural Martha Watts também conta com acervos históricos significativos para Piracicaba e região. As coleções especiais nos segmentos de cultura e folclore, esportes, genealogia, processos jurídicos e jornais podem ser consultadas e visitadas no Espaço Memória.

Mais informações sobre as exposições de novembro do Centro Cultural Martha Watts, bem como sobre os acervos históricos do local, podem ser obtidos pelo: (19) 3124.1889.

ANOTE – Centro Cultural Martha Watts
- horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Haverá expediente também no dia 10 de novembro (sábado), das 10h às 14h. O CCMW está localizado à rua Boa Morte, 1.257, centro, Piracicaba. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: equipe do Centro Cultural Martha Watts