Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições distintas e apresentações musicais estão na programação cultural de julho

por Angela Rodrigues publicado 30/07/2018 05h00, última modificação 30/07/2018 09h45

Distintas atrações culturais movimentam o mês de julho no Centro Martha Watts e, também, a Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”. A programação, que inclui exposições do Salão Universitário de Humor, mostras de fotos, gravuras e colagens, e, também, concerto com apresentação de três corais, oferece excelentes dicas para aproveitar bem as férias.

Confira a agenda cultural:

CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS

Exposição permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep – “O Brasil que nós.... temos?!!” é o tema da mostra do acervo histórico do Salão que reúne cartuns e charges ‘atuais’ sobre o conturbado universo político brasileiro das últimas décadas. Na exposição, estão trabalhos de jovens autores que participaram das 25 edições do evento de humor.

Os trabalhos de ‘O Brasil que nós... temos?!!’ nasceu a partir de proposta apresentada pelo estudante Bruno Gomes - estagiário do Salão Universitário de Humor da Unimep - como paródia humorística dos depoimentos veiculados pela Rede Globo, sobre pedidos da população em relação ao país. “O problema é que os descalabros já eram citados há décadas, como mostram cartuns e charges desde 1992”, destaca o prof. Camilo Riani, caricaturista, artista plástico e presidente da comissão organizadora do evento. As visitas para a exposição ‘O Brasil que nós... temos?!!’ são gratuitas e podem ser feitas nos meses de julho e agosto.

Exposição fotográfica “O Centro Cultural Martha Watts por outros ângulos e outros suportes” – A mostra, que é resultado de pesquisa desenvolvida pelos alunos de fotografia da Unimep, ao longo das aulas da disciplina fotografia de arquitetura, reúne imagens que diversificam os processos fotográficos. A proposta é apresentar outras formas de registros arquitetônicos não unicamente baseados no suporte digital. A exposição também é gratuita e pode ser visitada até o dia 27 de julho, na Sala Monet.

Exposição Caricaturas da História: 25 anos de Humor –
com visitas até o dia 27 de julho, na Sala Irineu Guimarães, a exposição resgata as principais caricaturas da história do Salão Universitário de Humor da Unimep. Nela, diversas personalidades das últimas duas décadas estão representadas por diferentes técnicas e estilos, no traço de talentos revelados pelo evento universitário desde a sua criação. Nomes hoje reconhecidos profissionalmente como Paffaro, Tiago Hoisel, Lucas Leibholz, Fred Ozanan, Rossi, Mano Head estão representados na mostra.

Exposição Gravuras e Colagens, de Marilu Trevisan
– Idealizada e organizada pela artista Marilu Trevisan, a exposição é uma visita pelos trabalhos realizados pela artista, dentre os quais alguns desenvolvidos ainda no início de sua carreira. A iniciativa apresenta também obras atuais de colagens, que mostram o quanto Marilu está à vontade, após 50 anos de carreira, diante de novos desafios estéticos. A exposição permanece aberta à visitação até 27 de julho, na Sala Da Vinci. A entrada é gratuita.

O Centro Cultural Martha Watts está localizado à rua Boa Morte, 1.257, centro, Piracicaba. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nesse próximo sábado, dia 7, o Centro Cultural Martha Watts terá expediente das 10h às 14h.
Outras informações: (19) 3124-1889.

ESCOLA DE MÚSICA DE PIRACICABA “MAESTRO ERNST MAHLE” - EMPEM

Concerto Vocal - Para encerrar o 1º semestre letivo da atividade de canto coral, a Empem promove nesta quinta-feira, dia 5, às 19h30, na sala Dr. Mahle, noite dedicada à voz, com apresentação de músicas dos mais diversos estilos. No evento, três grupos se apresentam: Coro Infantil, formado por crianças de 8 a 12 anos; Coro das Quintas, com jovens de até 25 anos, e o convidado especial Canto do Terras, coro adulto formado por mulheres. A regente Tania Pacca Perticarrari, coordenadora dos três grupos, terá como pianistas acompanhantes: Lígia Gabrielle, Mariane Pereira e Francine Rigitano. A entrada terá entrada ao valor simbólico de R$ 10.

5º Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (EIPP) –
O evento, que ocorre entre os dias 9 e 15 de julho, busca promover o intercâmbio artístico e pedagógico entre profissionais de experiência internacional, professores, músicos e estudantes. Sob a direção e organização do pianista e professor da Louisiana State University (EUA), João Paulo Casarotti, o encontro terá recitais, masterclasses, palestras, workshops e mesas redondas. No total, 60 músicos e estudantes do Brasil e da Colômbia estão inscritos. Os interessados podem se inscrever diretamente no site www.eipianopira.com. No local, também é possível consultar os valores de participação. Outras informações: www.eipianopira.com ou no (19) 3422-2464.

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” está localizada à rua Santa Cruz, 1.155, centro, Piracicaba. O horário de funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h. Informações: (19) 3422-2464.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo