Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições do acervo do Salão de Humor, de arte e fotos estão abertas no Centro Cultural Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 15/05/2018 02h00, última modificação 15/05/2018 10h38
Exposição de trabalhos gráficos humor, de arte impressionista e de imagens sobre a saga de trabalhadores na lavoura da cana de açúcar estão na programação do mês de maio, no Centro Cultural Martha Watts.

Exposição de trabalhos do acervo do Salão Universitário de Humor da Unimep, mostra de imagens sobre a saga de trabalhadores que dedicam suas vidas na lavoura da cana de açúcar e exposição retrospectiva da artista Guida Aversa movimentam a programação do mês de maio, no Centro Cultural Martha Watts.

As exposições são todas gratuitas e podem ser visitadas em espaços distintos do local, que terá expediente no próximo sábado, 12, das 10h às 14h.

Acompanhe a programação:

SALÃO DE HUMOR – Com o tema Humor e Imprensa na 'prensa': e agora, José?, a mostra de trabalhos do Salão Universitário de Humor da Unimep busca refletir, com muito bom humor, o papel da mídia na conjuntura atual da sociedade.

A exposição compõe o projeto ‘Mostra Permanente’, que inclui críticas humorísticas e sátiras criadas por jovens cartunistas, autores de obras selecionadas nas 25 edições do evento de humor. “O resultando é um divertido mosaico sobre a situação vivida em nosso país, nossas contradições e equívocos, em obras que nos fazem questionar por meio do olhar crítico do humor gráfico”, afirma Camilo Riani, coordenador do Salão Universitário de Humor, professor da Faculdade de Comunicação e Informática, pesquisador e caricaturista. A organização ocorre a partir da parceria entre as equipes do evento humorístico e do Centro Cultural, coordenado pela profª Joceli Lazier. A mostra permanece aberta ao público até junho.

IMAGENS – Já na exposição De Sol a Sol – Um dia na vida de um rurícola (boia-fria), a fotógrafa Selma Vicencio, apresenta registros de trabalhadores que dedicam suas vidas na lavoura da cana de açúcar. Nos olhos sensíveis de Selma, há a preocupação com o resgate humano que se mistura ao processo contínuo da mecanização do campo. A mostra de imagens da fotógrafa está na Sala Da Vinci, e segue aberta à visitação até o dia 25 de maio.

ARTES – Com a mostra Retrospectiva, Guida Aversa apresenta parte de sua trajetória na pintura acadêmica impressionista. Guida já participou de salões oficiais nas principais cidades paulistas e recebeu prêmios distintos entre os anos de 1990 a 2016, como medalha de ouro, prata, bronze, menções honrosas e troféus. A artista também participou do “projeto Colorindo a saudade” da Prefeitura de Piracicaba com painel no muro do Cemitério da Saudade e recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba em comemoração ao dia mundial do artista plástico como artista plástica do ano. A mostra de trabalhos de Guida Aversa estará aberta à visitação até o dia 30 de maio, na Sala Monet.

VISITAS – Além das exposições, os visitantes do Centro Cultural Martha Watts podem conhecer, participar de visitas monitoradas ou ainda desenvolver pesquisas nos acervos reunidos no Espaço Memória Piracicabana. No local, estão disponíveis para consulta as coleções de João Chiarini (cultura e folclore), Rocha Netto (esportes), Jair Toledo Veiga (genealogia), Arquivo do Fórum (processos jurídicos), do jornal “O Diário”, e o acervo do museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes.

ANOTE – O Centro Cultural Martha Watts está localizado na rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (19) 3124-1889 ou no portal www.unimep.br/ccmw

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep