Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições e literatura estão na programação do Centro Cultural Martha Watts

Exposições e literatura estão na programação do Centro Cultural Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 04/11/2016 03h00, última modificação 04/11/2016 14h31

Exposições e atividades ligadas à área da literatura são o destaque da programação do Centro Cultural Martha Watts, em novembro. Em cartaz até o próximo dia 18, a exposição Lentes e Pinceis une duas formas de expressão artística numa única mostra idealizada pela artista plástica e professora de pintura Ivânia Tanaka, em parceria com Fernando Andrade, um de seus alunos. “Eu vi as fotos de viagem do Fernando e comentei com ele sobre a possibilidade de fazer uma exposição com quadros que seriam reproduções de fotos. Ele gostou e os alunos também”, conta Ivânia. A exposição reúne 20 fotografias que se transformaram em 20 quadros em óleo sobre tela.

Na Exposição Permanente do Salão Universitário de Humor – Unimep, o tema do mês é O Melhor Som do Riso. As obras selecionadas podem ser conferidas até 30 de novembro. Já de 7 a 21 de novembro, o Studio Canvas reúne os trabalhos de seus alunos, produzidos ao longo de 2016, na mostra Fantasia, que fica na Sala Da Vinci. Segundo a artista plástica Renata Amalfi, o tema foi escolhido pelos professores da escola para estimular os alunos a pesquisar e a criar. “Os alunos são de diferentes idades. Sendo assim, a exposição se diversifica bastante em todos os segmentos”, conta Renata.

De 21 de novembro a 3 de dezembro, permanece em cartaz na Sala Irineu Guimarães a exposição HumanizArte, resultado do trabalho desenvolvido, este ano, por professores e alunos do 9º. ano do Colégio Metodista Piracicabano. Segundo a coordenadora do ensino fundamental 2 e ensino médio da instituição, Samantha Gris da Silva Pereira, a ideia surgiu a partir da discussão de projetos interdisciplinares. “Analisando currículo e conteúdo, percebeu-se que, por meio da arte, vários temas e propostas contemplavam o humano e a humanização e, ainda mais, poderiam expressar o ponto de vista que garante a valorização da individualidade e do coletivo, ou seja, a atuação participativa de uma sociedade que trabalha em conjunto para defender a participação de todos”, detalha ela. A mostra tem também trabalhos feitos por alunos da 1ª. e 2ª séries do ensino médio, nas disciplinas de artes e literatura.

LITERATURA

O livro Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal tem lançamento marcado para 11 de novembro, às 19h, no hall do CCMW. A obra reúne diversos pesquisadores brasileiros e portugueses que, ao longo dos últimos anos, têm se preocupado com o estudo desta temática a partir de múltiplas abordagens investigativas, revendo conceitos e apresentando novas perspectivas de análise. Os professores Cesar Romero Amaral Vieira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep, e Ester Fraga Vila-Bôas Carvalho do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Sergipe), assinam como organizadores da obra de 12 capítulos.

No Encontro com a Literatura – Mestres da Literatura Fantástica, o tema do mês é Nas Montanhas da Loucura, de H.P. Lovecraft. O evento, coordenado pela professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras-língua portuguesa da Unimep, ocorre no dia 16 de novembro, às 15h30, no miniauditório do CCMW. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br A entrada é franca e há entrega de certificado.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina