Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições e Semana dos Museus marcam programação do CCMW em maio

Exposições e Semana dos Museus marcam programação do CCMW em maio

por Angela Rodrigues publicado 11/05/2017 02h00, última modificação 12/05/2017 09h41

O Centro Cultural Martha Watts abriu nesse mês a exposição “Trabalho ou Não? O Humor e a Crise Sem Graça”, que retrata o universo do emprego pelo viés do humor, no momento de grandes embates em torno das propostas de reforma trabalhista do governo. São charges, cartuns e HQs do acervo histórico do Salão Universitário de Humor da Unimep, que podem ser conferidos até junho.

A Sala Da Vinci é o espaço que abriga, até o próximo dia 26, a exposição “Emaranhados da margem: a poética das águas na Rua do Porto”. São fotografias, desenhos e montagens de Fernando Monteiro Camargo e Laura Lino Mendes da Cruz, com curadoria de Fabiana Bruno – (La’grima) e apoio do  Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem – La'grima (Unicamp) e Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas – Visurb (Unifesp).

A exposição mostra a construção de um diálogo entre fotografia e desenho, elaborado por Fernando e Laura, durante a realização da pesquisa de mestrado dele, intitulada “Nas margens do Rio Piracicaba: o pescador e outras temporalidades da Rua do Porto”, A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo.

Já de 12 a 26 de maio segue em cartaz, na sala Monet, a exposição “Design Gráfico – Arte e Projeto”. Trata-se de uma mostra das atividades e projetos produzidos por alunos e ex-alunos do curso de design gráfico da Unimep. São 50 cartazes que destacam os conceitos e técnicas apreendidos ao longo do curso.

LITERATURA

O Encontro com a Literatura do primeiro semestre deste ano tem o tema Fernando Pessoa Revisitado e seu objetivo é apresentar e discutir os textos do autor português que foram publicados nos últimos dois anos. No dia 17 deste mês, o tema a ser abordado é Poemas Esotéricos. “Ao longo da vida, Fernando Pessoa foi grande estudioso da astrologia, cabala, alquimia das sociedades secretas e muitos elementos da simbologia esotérica compõem parte da obra do grande poeta. Estudar os poemas esotéricos é compreender como se dá a produção de sentido a partir desta simbologia”, destaca a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras língua portuguesa da Unimep, idealizadora do projeto Encontro com a Literatura.

O evento acontece no miniauditório, às 15h30. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br. A entrada é franca e há entrega de certificado. O Encontro com a Literatura é resultado de parceria entre o Núcleo Universitário de Cultura (NUC), CCMW e a coordenação do curso de letras língua portuguesa.

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

De 15 a 21 de maio, acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus,celebrado em 18 de maio. O Centro Cultural Martha Watts participa com vários eventos dessa programação.

No dia 16, no Centro Cultural Martha Watts, das 19h às 22h, ocorre o seminário com o tema “Educação e o Indizível: re(contar) memórias e saberes da educação”, organizado pelos professores Cláudia Santana e Thiago de Aguiar. O apoio é do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep.

A programação continua no dia 17, com a realização da palestra “Arte Primitiva: entre curadoria e educação”, apresentada pelo professor do curso de história da Unimep, Rafael Gonzaga de Macedo. O encontro ocorre no Auditório Verde, do campus Taquaral, das 19h20 às 22h.

Além desse eventos, uma roda de conversa sobre os acervos do Centro Cultural Martha Watts acontece no dia 18, das 14h às 15h30, no próprio CCMW, com a professora Joceli Lazier e a historiadora Ana Paula Paschoaldeli.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Edição: Angela Rodrigues