Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposições inéditas embelezam o Centro Cultural Martha Watts

Exposições inéditas embelezam o Centro Cultural Martha Watts

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/05/2008 13h09, última modificação 26/04/2016 18h45

Duas exposições de arte podem ser visitadas no Centro Cultural Martha Watts (CCMW) ao longo do mês de maio. A primeira a entrar em cena é “Brasileiros – Retratos da Minha Percepção”, da artista norte-americana Virgínia Welch, e que pode ser vista nas salas Monet e multimídia até dia 31. Na iniciativa estão reunidas 31 pinturas em guache, 30 delas  inéditas, com a qual Virgínia – radicada em Piracicaba há 20 anos – expressa seu olhar sobre o universo popular brasileiro. Já  entre os dias 13 e 30, na sala Da Vinci, o público pode apreciar 15 esculturas do piracicabano Lázaro de Oliveira. Trata-se de uma das paralelas da 20ª Mostra Almeida Júnior. As exposições têm entrada gratuita.

A artista dividiu “Retratos” em três grupos. No primeiro, expõe obras inspiradas na música erudita, confeccionadas após assistir ao espetáculo de ópera de Puccini, como pode ser conferida em “Cordas” (2008), de 80 x 100 centímetros, com pinceladas soltas e cores fortes, como o preto, vermelho e o amarelo. Na sala Monet estão os quadros sobre o universo popular, com criações inspiradas em atividades braçais e na sala multimídia, estão trabalhos em desenho com pincel e monocromáticos.

ESCULTURAS 

Entre os dias 13 e 30,  Oliveira mostra seu dom no quesito escultura. Na sala Da Vinci estarão criações da época em que o artista começou a esculpir, em 1996. São formas distintas, como uma coruja e seu filhote dentro de um tronco; santos; mulheres e avós esculpidas em ipê roxo e pedra sabão. Um dos destaques é a sua primeira escultura confeccionada a partir de um tronco de árvore de ipê encontrado na casa de seu filho, o também artista Lázaro de Oliveira Júnior, o Lajur. Trata-se da obra “Índia” de 74 cm, que traz a figura de uma índia ajoelhada, segurando uma tartaruga nas mãos. Todas as peças produzidas por ele são unitárias, sem recortes.

ANOTE – Exposições: “Retratos da Minha Percepção”, de Virgínia Welch. Abertura dia 8, às 19h30. Visitas de 9 a 31 de maio, nas salas Monet e multimídia. Paralela da 20ª Mostra Almeida Júnior, com Lázaro de Oliveira, de 13 a 30 de maio, na sala Da Vinci, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro). Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1889.

Fotos: Thiago Altafini
Última atualização: 10/05/2008

registrado em: