Exposições reavivam os mundos do cinema e da TV
Fotos, revistas e cartazes de seriados de astros e estrelas do cinema nacional e internacional e da TV brasileira compõem duas mostras paralelas abertas à visitação no a partir da próxima quinta-feira, 10, Centro Cultural Martha Watts (CCMW). São elas Cine Memória Rocha Netto, com material colecionado pelo jornalista Rocha Netto (1913-2003) e que se encontra nos acervos do Centro Cultural, e TV a Lenha Schmidt, do piracicabano Antonio Schmidt, 47. As exposições ficam montadas até o dia 31 e têm entrada gratuita.
Em Cine Memória Rocha Netto, exposta na Sala Monet, reavivar a memória é um dos objetivos. Dividida em cinco módulos, ela é composta pelos núcleos Cinema Mudo, com seis cartazes de filmes do período, entre eles o do primeiro filme falado, o The Jazz Singer (O Cantor de Jazz) (1927), com Al Jolson; Cinema e Esporte, com quatro cartazes sobre astros que também brilharam no esporte, como Johnny Weissmuller, vencedor de cinco medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1924 e 1928 e intérprete principal de Tarzan, O Filho das Selvas (1932).
Há o Núcleo Faroeste com sete cartazes, um painel de fotos com os principais atores de bangue-bangue e seis revistas temáticas do acervo; uma seção com informações escritas por Rocha Netto em sua coluna publicada entre os anos de 1992 e 1998, no Jornal de Piracicaba; o núcleo Cinema Brasil, com cartazes de clássicos da cinematografia nacional, como
Candinho (1953), dirigido por Abílio P. de Almeida, com Mazzaropi e Marisa Prado; e a seção Erros de Cinema composta por cartazes de filmes de épocas distintas, com curiosidades e erros de filmagens. Os cinéfilos podem reavivaram a memória com o painel da fama. Nele os que acertarem os nomes dos 22 atores e preencherem corretamente a ficha, concorrem ao um brinde surpresa.
TV A LENHA
Já em TV a Lenha Schmidt, montada na Sala Da Vinci estão reunidos cartazes de antigos seriados de cinema e televisão. São 50 reproduções de seriados do cinema como Batman e Robin (1949), da televisão como Bonanza (anos 60 e 70) e Rin Tin Tin (anos 60); reproduções da capa de álbuns de figurinhas como O Guri (1961); cartazes de personagens conhecidos da televisão brasileira, como a Zebrinha, do Fantástico, famosa entre os anos 1973 e 1986 e de desenhos animados como os Flintstones na Idade da Pedra (1966).
Cinéfilo, Schmidt iniciou sua paixão em colecionar seriados originais e raros há 25 anos. Hoje, seu acervo conta com mais de 3.000 mil comerciais de TV e 6.300 fitas catalogadas de seriados, desenhos e programas de televisão.
CINEMA GRATUITO
Todas às quintas-feiras do mês de julho, às 14h30, no mini-auditório, serão promovidas exibições de filmes, desenhos e seriados com a dublagem original. A programação pode ser consultada no site www.unimep.br/ccmw. A entrada é gratuita.
ANOTE Exposições Cine Memória Rocha Netto e TV a Lenha Schmidt montadas entre 10 e 31 de julho, nas salas Monet e Da Vinci, do Centro Cultural Martha Watts. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações (19) 3124-1889.
Fotos: Thiago Altafini
Última atualização: 11/07/2008