Habilidades de comunicação podem ser diferencial na carreira
Nas nossas vidas e nas diferentes profissões a comunicação sempre foi e continuará sendo elemento essencial. Portanto, expressar ideias de maneira clara, por exemplo, pode ajudar a encontrar soluções adequadas. As dicas são da professora Rosana Borges Zaccaria, docente da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, e podem ser aplicadas no ambiente de trabalho, nas relações com os colegas e familiares, no ambiente universitário e escolar e em todos os contatos do dia a dia.
“Estamos sempre aprendendo e na comunicação isso não é diferente. Quando prestamos atenção, ouvimos melhor e podemos interagir de maneira significativa, o que implica numa comunicação fluida. Os resultados podem ser mensurados a partir do tempo, da compreensão e objetivos a serem definidos ou alcançados, principalmente no ambiente de trabalho”, afirma Rosana.
Aos que desejam desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação, a professora destaca três dicas:
- Ouvir atentamente para poder entender. “Muitas vezes com a velocidade cotidiana não damos tanto peso ao ouvir atentamente. Estar atento possibilita o esclarecimento de dúvidas e interação”;
- Transmitir a informação completa. Rosana afirma que “uma das maiores barreiras da comunicação é imaginar que o outro já sabe o que vamos dizer e não passarmos por completa a informação”;
- Favorecer a comunicação ao se criar um ambiente favorável encoraja a expressão de opiniões e ideias, pois "amplia o partilhar das informações relevantes, mudanças e decisões, por exemplo".
Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo
Última atualização: 02/05/2017