Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Habilidades de comunicação podem ser diferencial na carreira

Habilidades de comunicação podem ser diferencial na carreira

por Angela Rodrigues publicado 09/04/2017 05h00, última modificação 02/05/2017 11h15

Nas nossas vidas e nas diferentes profissões a comunicação sempre foi e continuará sendo elemento essencial. Portanto, expressar ideias de maneira clara, por exemplo, pode ajudar a  encontrar soluções adequadas. As dicas são da professora Rosana Borges Zaccaria, docente da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep, e podem ser aplicadas no ambiente de trabalho, nas relações com os colegas e familiares, no ambiente universitário e escolar e em todos os contatos do dia a dia.

“Estamos sempre aprendendo e na comunicação isso não é diferente. Quando prestamos atenção, ouvimos melhor e podemos interagir de maneira significativa, o que implica numa comunicação fluida. Os resultados podem ser mensurados a partir do tempo, da compreensão e objetivos a serem definidos ou alcançados, principalmente no ambiente de trabalho”, afirma Rosana.

Aos que desejam desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação, a professora destaca três dicas:

- Ouvir atentamente para poder entender. “Muitas vezes com a velocidade cotidiana não damos tanto peso ao ouvir atentamente. Estar atento possibilita o esclarecimento de dúvidas e interação”;

- Transmitir a informação completa. Rosana afirma que “uma das maiores barreiras da comunicação é imaginar que o outro já sabe o que vamos dizer e não passarmos por completa a informação”;

Favorecer a comunicação ao se criar um ambiente favorável encoraja a expressão de opiniões e ideias, pois "amplia o partilhar das informações relevantes, mudanças e decisões, por  exemplo".

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina