Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Facen promove aula inaugural sobre astronomia

Facen promove aula inaugural sobre astronomia

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/08/2013 13h00, última modificação 26/04/2016 15h50
Alunos dos cursos de ciências biológicas, química e matemática da Unimep, participaram, no último dia 19, da aula inaugural “Astronomia e as Interfaces com as Ciências da Natureza e Matemática”, promovida com o apoio do Núcleo de Educação em Ciências da Facen (Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza). A palestra foi ministrada pelo astrônomo Michel Paschini Neto, aluno do doutorado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep.

Tema – Na iniciativa, Neto discutiu a importância da matemática para se compreender os fenômenos celestes que contribuíram, ao longo da história, para a sobrevivência e o desenvolvimento social, cultural e religioso da humanidade. O palestrante também abordou a origem dos elementos químicos durante a formação do universo, bem como no interior das estrelas. Além disso, apresentou informações básicas sobre a Astrobiologia - ciência moderna que tem por princípio compreender como a vida se origina, evolui e se distribui no universo. Ao final da palestra, os estudantes observaram a lua por meio de telescópios, com o auxílio do astrônomo Warner Beranger, funcionário do Observatório de Piracicaba. Também participaram do evento os docentes: Leda Rodrigues de Assis Favetta, coordenadora do curso de ciências biológicas; James Rogado, coordenador do curso de química e Antonio Nelson Corrêia Filho, coordenador do curso de matemática.

Texto: Larissa Molina
Fotos: banco de imagens