Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fanpages fazem sucesso entre unimepianos

Fanpages fazem sucesso entre unimepianos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/07/2013 07h29, última modificação 26/04/2016 15h50

Três alunos da universidade criaram e mantém no Facebook a página Te Vi na Unimep, na qual os usuários podem mandar uma mensagem para os administradores pedindo informações sobre pessoas pelas quais se interessaram. A ideia não é inovadora, já que as fanpages de paquera se tornaram moda nas universidades do Brasil nesse ano, mas surgiram, em 2012, nos Estados Unidos, onde receberam o nome de Spotted. Traduzindo literalmente, o termo significa “marcado”.

O sucesso da Te Vi na Unimep foi instantâneo, em menos de um dia a página ganhou mais de 1.000 fãs. Os próprios administradores, que preferem se manter no anonimato, contam que não esperavam por esse resultado, mas justificam o motivo da página ter feito tamanho sucesso, em entrevista realizada via e-mail. “Sempre vemos aquela pessoa que nos chama a atenção, mas por falta de oportunidade, ou até mesmo por vergonha, não temos como ter acesso às informações básicas de cada uma. O sucesso das páginas está vinculado à ferramenta que isso pode proporcionar para conseguir essas informações e ter a chance de conversar com a pessoa que cada um procura”, conta um dos administradores. Até o momento, eles não pretendem revelar a identidade. “Acreditamos que isso poderá inibir pessoas conhecidas mandarem mensagem . Apesar de garantirmos total anonimato, achamos que é melhor assim”, afirmam.

Aproveitando a fama da fanpage, eles também criaram outra página, intitulada Beldades Unimep, na qual o usuário envia a foto de um aluno, ex-aluno, ou até mesmo funcionários, com informações sobre a pessoa, tais como nome, curso e relacionamento. Após avaliação feita pelos próprios administradores, a foto pode ser publicada.

Sobre a fanpage Beldades Unimep, eles contam que “o modelo seguido já vem de longa data, e em outras faculdades já tinham algo parecido. E como na Unimep só tem gente bonita, nada mais justo que nós criarmos também”, destacam eles

Para Victor Kraide Corte Real (foto), professor da Faculdade de Comunicação (Facom)da universidade, até o momento, as páginas são positivas, pois os criadores as têm utilizado dentro da principal finalidade do Facebook, que é potencializar a visibilidade social e promover relacionamentos.  O docente destaca que o motivo de ambas terem alcançado sucesso ocorre devido ao tipo de fãs que elas possuem. “O sucesso instantâneo é resultado do perfil estilo vouyer de grande parte dos usuários, o interesse em ver e ser visto é praticamente uma necessidade social”, afirma ele.

Números – Segundo os administradores, a página Te Vi na Unimep recebe entre 30 e 40 mensagens diariamente; já a Beldades Unimep recebe cerca de cinco a dez fotos diárias.. Os administradores detalham como é feita a seleção do conteúdo a ser postado: “para a página do Te Vi na Unimep, não há um filtro para as postagens. Já para o Beldades Unimep, escolhemos as melhores fotos enviadas”.

Corte Real acrescenta que a não filtragem do conteúdo do Te Vi na Unimep pode gerar problemas entre os usuários, “A exposição pode ser ofensiva, já que o critério do bom senso não é regra”, destaca.

A página Te Vi na Unimep conta atualmente com mais de 3.000 fãs, enquanto o Beldades reúne aproximadamente 2.500.  Para conhecer fan-pages, basta acessar:

Te Vi na Unimep www.facebook.com/TeViNaUnimep

Beldades Unimep www.facebook.com/BeldadesUnimep