Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fanzine é tema de mesa redonda dos cursos de jornalismo e design

Fanzine é tema de mesa redonda dos cursos de jornalismo e design

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/10/2015 13h42, última modificação 26/04/2016 15h53

Fanzine ou fantastic magazine é uma publicação independente, criada por fãs para fãs de determinado assunto. Para comemorar os 50 anos do 1º fanzine nacional, chamado Ficção e criado pelo piracicabano Edson Rontani,  será realizada a mesa redonda Fanzine: um Mundo de Muitas Histórias e Quadrinhos. O evento integra a Semana Municipal do Fanzine, instituída por decreto municipal e ocorre nesta terça-feira, 6, às 19h30, no Auditório Verde, do bloco 2, campus Taquaral. A entrada é gratuita e livre a qualquer interessado.

Participam do debate: Edson Rontani Júnior, jornalista e filho de Edson Rontani; Érico San Juan, cartunista e designer gráfico; Gazy Andraus, doutor em ciências da comunicação e autor de HQs; Rafael de Latorre, ilustrador com trabalhos requisitados por estúdios internacionais; e, como mediador, Camilo Riani, coordenador do Salão Universitário de Humor e professor do curso de design gráfico da Unimep.

"Meu pai era um desenhista e um colecionador de histórias em quadrinhos que por não ter espaço na grande mídia, resolveu criar o próprio jornal com coletâneas. Na época era muito difícil a produção, era tudo impresso em mimeógrafos. Além disso, a ditadura pregava que ninguém poderia pensar por si e ele tinha medo de represálias”, ressalta Edson Rontani Júnior. Rafael de Latorre destaca a importância da iniciativa: “o mercado de quadrinhos no Brasil passa por um grande momento. Um bate papo com pessoas que possuem experiências diversas é uma oportunidade para conhecer as opções que essas histórias podem nos proporcionar”.

A realização do evento é dos cursos de jornalismo e design gráfico, com apoio da Faculdade de Comunicação e Informática, Salão Universitário de Humor, Agência Escola do curso de publicidade e propaganda e Câmara de Vereadores de Piracicaba.

ANOTE – Mesa redonda Fanzine: um Mundo de Muitas Histórias e Quadrinhos. Dia 6 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Auditório Verde, bloco 2 do campus Taquaral. O evento é aberto a qualquer interessado e possui entrada gratuita.

Texto: Serjey Martins
Fotos: divulgação