Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fapesp divulga projeto de pesquisadores unimepianos

Fapesp divulga projeto de pesquisadores unimepianos

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/12/2012 13h44, última modificação 26/04/2016 15h49

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulga em seu site (www.fapesp.br), a partir desta terça-feira, 11, informações sobre o projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores do mestrado em fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep. O grupo de pesquisa liderado pelo docente Carlos Alberto da Silva (foto), presidente também do Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) da universidade, elaborou um sistema de coletes plásticos para induzir em ratos deformações na coluna semelhantes às que acometem pessoas com escoliose (deformidade vertebral de diversas origens).

O objetivo do colete é suprir a necessidade de se ter um modelo experimental que possa induzir à alteração escoliótica similar, que é descrita em seres humanos e avalia as ações ligadas aos procedimentos fisioterapêuticos. O projeto recebeu o apoio financeiro da Fapesp para o estudo de ações do alongamento na escoliose. O convite para divulgação da pesquisa, no site da Fapesp, foi feita ao professor Carlos Alberto da Silva por meio da assessoria de comunicação do órgão. “Os pesquisadores da Unimep, uma vez citados neste site, trarão visibilidade à comunidade acadêmica e científica, permitindo que diferentes professores saibam que a universidade também gera conhecimento científico, sendo locus de desenvolvimento de estudos na área da fisioterapia, em qualquer que seja a vertente da área do saber”, destaca Silva.

Participam do grupo de pesquisa, os alunos graduados do curso de fisioterapia e do mestrado em fisioterapia da Unimep, Eder João Arruda e Gabriel Borges Delfino, além do professor da Universidade de São Paulo e ex- docente da instituição, Rinaldo Roberto Guirro.

Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes