Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Farmácia Unimep atende exigências da Anvisa

Farmácia Unimep atende exigências da Anvisa

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/02/2010 08h24, última modificação 26/04/2016 15h46

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 44, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 17 de agosto de 2009 – que estabelece a exposição de medicamentos a serem adquiridos sem prescrição médica em área de circulação restrita aos funcionários de farmácias e drogarias – entrou em vigor na última quinta-feira, 18. No entanto, a Farmácia Unimep se antecipou em relação à medida um mês antes, desde janeiro, já atendia a nova determinação.

Sérgio Ricardo Michelato, farmacêutico responsável, destaca que o estabelecimento sempre esteve nos moldes das resoluções do órgão e que, com a nova medida, a única alteração no espaço foi a mudança desses medicamentos para trás do balcão. O objetivo dessa iniciativa, segundo Thais Adriana do Carmo, coordenadora do curso de farmácia da Unimep, é o de fazer valer o uso desses medicamentos com orientação profissional.

“O uso indiscriminado de qualquer medicamento pode causar reações adversas, às vezes graves, como internações hospitalares e sequelas. Farmácias são estabelecimentos de saúde e os medicamentos não podem ser utilizados em qualquer hora ou de qualquer modo. Necessitam de orientação”, afirma a coordenadora.

Michelato acrescenta que podem permanecer expostos nas gôdolas os medicamentos oficinais (como água oxigenada e água boricada); os medicamentos fitoterápicos; os administrados por via dermatológica, como cremes; alguns tipos de alimentos funcionais (como fibras) e também produtos de perfumaria e higiene pessoal.

As penalidades para os estabelecimentos que desobedecerem a nova medida vão de multas (cujo valor varia de acordo com a infração) até o recolhimento de medicamentos e cancelamento do alvará de funcionamento do local.

ATENDIMENTO – A Farmácia da Unimep atende em média 80 pessoas por dia. Além de Michelato, atuam no local como estagiários, três alunos do 9º semestre do curso de farmácia da Unimep e uma farmacêutica substituta. Thais destaca que também são realizadas aferições de pressão arterial, de temperatura corporal e a glicemia capilar (teste de triagem para diabetes). “Elas não têm o objetivo de diagnóstico, mas sim o de acompanhamento do paciente”, afirma ela. A Farmácia Unimep está localizada à rua Dom Pedro 2º, 791, Piracicaba. Informações: (19) 3124-1891.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: Fábio Mendes