Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Férias: momento de relaxar, descansar e também ler

Férias: momento de relaxar, descansar e também ler

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/12/2015 12h31, última modificação 26/04/2016 15h53

As férias estão chegando e o momento é de descansar, viajar, curtir a família e amigos, enfim, relaxar e se divertir. Além disso, também é possível fazer algo que exige apenas tempo e atenção, mas que pode levar você para onde quiser ir: ler um bom livro.

Aproveite o tempo livre nos meses de dezembro e janeiro para retomar o hábito da leitura ou conhecer as obras ou títulos que não teve tempo de conferir ao longo do ano. A dica é válida para todos: professores, alunos, funcionários e comunidade em geral.

Para auxiliar e incentivar esse hábito, a equipe do Acontece Unimep reuniu dez dicas dadas por professores e funcionários da Unimep, de títulos lidos ao longo do ano ou obras preferidas. Confira as dicas, escolha a sua e boa leitura!

1) O Segredo, de Rhonda Byrne. O livro reúne histórias de curas de doenças, conquistas e superação de obstáculos, baseadas no princípio de que você tem o poder de realizar aquilo que mentaliza. A dica é de Carolina Segatto Vianna, coordenadora do sistema de bibliotecas da Unimep.

2) Piracicaba que Amamos Tanto, de Cecílio Elias Netto. O livro é o primeiro volume da trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba, a serem completados em 2017. Indicação de Nadia Kassouf Pizzinatto, docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

3) Fundação – Livro 1, de Isaac Asimov. O livro é vencedor do prêmio Hugo como a melhor série de ficção científica de todos os tempos. É a obra inicial que traz a história de um grupo de cientistas que traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido no Império Galático. Dica do prof. Marcos Antonio Serafim, coordenador do curso de design gráfico.

4) Abusado – O Dono do Morro Santa Marta, de Caco Barcellos. Por meio da história de Juliano VP (codinome de conhecido traficante carioca) na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, Barcellos traça um retrato da ocupação do morro pela facção criminosa Comando Vermelho. A indicação é de Danielle Moura, jornalista e coordenadora da TV Unimep.

5) O Código da Vida, de Saulo Ramos. Na obra, o jurista Saulo Ramos narra sua trajetória de vida, desde a infância no interior de São Paulo até atualmente, e aponta detalhes sobre vários fatos e acontecimentos ocorridos no Brasil. A dica é do prof. Jarbas Martins Barbosa de Barros, diretor da Faculdade de Direito.

6)  Saramago Biografia, de João Marques Lopes. Na obra, Lopes apresenta desde a infância humilde do autor em Azinhaga e Lisboa, até à consagração ocorrida em 1998 com o Nobel. Dica de Eduardo Salmar Nogueira e Taveira, professor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau).

7) Da Minha Terra à Terra, de Sebastião Salgado e Isabelle Francq. Nessa obra, Salgado declara o seu amor a Terra, narrando as origens de seu trabalho. A obra apresenta as raízes da sua história, das suas viagens e o seu amor pela fotografia. A dica é de Luis Artur Rosatti, secretário acadêmico da universidade.

8) O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzatti. A obra traz a história de jovens oficiais que vivem em uma solitária fortaleza de fronteira, esperando em vão o ataque dos tártaros. A partir da história, o livro apresenta a angústia, a resignação e a solidão do homem. Dica de Belarmino César Guimarães da Costa, diretor da Faculdade de Comunicação e Informática.

9) O Poder da Ação, de Paulo Vieira. No livro, o autor convida o leitor para um caminho de realização. Por meio de provocações e os desafios propostos, ele leva o leitor a fazer o check-up completo sobre si mesmo. Dica de José Rafael de Oliveira, funcionário da segurança patrimonial do campus Taquaral.

10) Os Pioneiros, de Willa Cather. Escrita em 1913, a obra conta a história da família de imigrantes suecos Bergson e a trajetória de Alexandra Bergson, que herda a fazenda da família. Dica de Renata Cristina Colasante, diretora da Faculdade de Ciências Humanas.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Banco de Imagens