Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Filme de prof. de cinema concorre à Palma de Ouro em Cannes

Filme de prof. de cinema concorre à Palma de Ouro em Cannes

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/04/2016 12h21, última modificação 09/05/2016 17h32

Pelo segundo ano consecutivo, o professor do curso de cinema e audiovisual, João Paulo Miranda, tem um filme selecionado para concorrer no Festival de Cannes. A Moça que Dançou com o Diabo é o título do curta-metragem que concorre à Palma de Ouro, prêmio principal do evento, que chega à 69ª edição. Selecionado juntamente com outras 10 obras, entre 5 mil inscritos, o filme conta a história de uma garota que cresceu em uma família fanático-religiosa e, devido à chegada da adolescência, decide fugir e ir a uma festa, na qual encontra o demônio. O Festival de Cannes acontece entre 11 e 22 de maio no balneário de Cannes, localizado em Côte d'Azur, na França.

Participou da produção, na assistência, metade da turma do 7º semestre do curso de cinema (foto ao lado). João Paulo comentou a recepção dos alunos ao trabalho: “sinto um grande reconhecimento, eles veem como um exemplo. Isso mostra que com dedicação, é possível chegar a um grande festival como Cannes. Essa produção também ampliou os horizontes deles, mostrando esse lado do cinema que foge do convencional que eles estão acostumados. A área autoral, hoje, tem grande espaço”, ele afirma.

CINEMA BRASILEIRO

Segundo o professor, foi uma surpresa concorrer esse ano: “foi incrível, é um grande reconhecimento. É muito raro estar dois anos seguidos na competição, me sinto muito honrado”. No ano passado, o filme Command Action, também dirigido por ele, participou do festival, mas concorrendo em outra mostra, do Sindicato dos Críticos Franceses.

A importância desse momento para o cinema brasileiro é grande, para Miranda: “isso mostra que o cinema brasileiro tem qualidade. Fazia anos que nenhum filme brasileiro concorria no festival, a presença era discreta. É uma grande divulgação mostrar o talento dos cineastas brasileiros em Cannes”. Esse ano, além do curta de João Paulo Miranda, concorre na categoria de longa-metragem o filme Aquarius, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, com a atriz Sônia Braga.

ANOTE – Festival de Cannes. Entre 11 e 22 de maio, no balneário de Cannes, localizado em Côte d'Azur, na França.

Texto: Serjey Martins
Fotos: divulgação