Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Flashes da rotina da Unimep e dos alunos também estão no Snapchat

Flashes da rotina da Unimep e dos alunos também estão no Snapchat

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/02/2016 08h16, última modificação 26/04/2016 15h53

Quem viu, viu; quem não viu, tem apenas 10 segundos ou menos para visualizar os registros de fatos e eventos ocorridos nos quatro campi da Unimep. Desde janeiro, essa ação faz parte da rotina dos seguidores e amigos da Unimep no Snapchat, aplicativo que permite tirar fotos, gravar vídeos, adicionar textos e desenhos à imagem e escolher por quanto tempo ela ficará disponível com quem foi compartilhada.

Com o Snap - como é mais conhecido o aplicativo -, alunos, docentes e demais interessados sabem o que acontece na universidade e podem acompanhar a rotina acadêmica no universo digital. As postagens da Unimep no Snap, até o momento, apresentaram espaços e eventos da universidade. Para seguir a Unimep é preciso baixar o aplicativo no celular e procurar por: unimep (em letra minúscula); ou adicionar por Snapcode, disponível no site da Unimep

O Snapchat surgiu em 2011, nos Estados Unidos, como ferramenta voltada para celulares. Hoje é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, mas com uma característica específica: as postagens permanecem disponíveis por apenas dez segundos, ou menos, conforme a preferência do usuário. No entanto, os seguidores podem capturar as imagens compartilhadas pelos amigos por meio da função Print.

CONECTADA

Uma das seguidoras da Unimep nessa rede social é Laryssa Ventura Carvalho (foto ao lado), 19, aluna do 3º semestre de design gráfico. A universitária  utiliza o aplicativo várias vezes ao dia, nos últimos oito meses. “Costumo postar meus momentos do dia, paisagens bonitas por onde passo, comidas, situações vividas na academia, o que estou assistindo e registros dos meus bichos de estimação. Já para meus amigos privados mando fotos engraçadas para descontrair e passar o tempo”, conta.

Para Laryssa, um dos benefícios do aplicativo é poder se manter atualizada sobre a rotina dos amigos. “Além disso, o Snap me deixa mais próxima dos “famosos” que admiro. Posso acompanhar a rotina deles e até mandar fotos e textos. Às vezes, eles respondem, o que é muito gratificante”, detalha.

COMO FUNCIONA

No Snapchat é possível compartilhar imagens e vídeos de três maneiras distintas: apenas para um destinatário específico; para uma lista de destinatários ou, ainda, manter a imagem como pública, ou seja, disponível para que todas as pessoas que seguem o seu perfil possam visualizar a postagem no período de 24 horas.

Essa última modalidade também é conhecida como Minha História. Em todas as postagens é possível utilizar legendas, emojis (símbolos utilizados nas mensagens eletrônicas e páginas da web) e pincéis para desenhar sobre a imagem. Além de conversas e fotos por meio de fotos e vídeos. Também é possível compartilhar mensagens de texto.

EM ALTA

O aplicativo reúne mais de 200 milhões de usuários pelo mundo. Segundo pesquisas desenvolvidas pela GlobalWebIndex, empresa de consultoria internacional, 11 milhões de pessoas utilizam a ferramenta no Brasil. Isso significa que há um usuário para cada dez internautas. Também segundo a pesquisa, esse índice passa para um em cada quatro internautas, se forem considerados usuários com idade entre 16 e 19 anos.

Além do Snapchat, a Unimep também mantém perfis e contas em outras mídias sociais. A universidade está no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Google Plus.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens