Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fotógrafa revela autoestima feminina em mostra no Taquaral

Fotógrafa revela autoestima feminina em mostra no Taquaral

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/07/2015 13h53, última modificação 26/04/2016 15h52

O título da exposição que a fotógrafa piracicabana Alessandra Spadotto apresenta entre os dias 31 de julho a 14 de agosto no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep é bastante significativo: Reconstruindo a Autoestima. E literal, já que a profissional, com mais de 25 anos de carreira, acompanha, com suas lentes, a retomada do orgulho feminino.

A mostra destaca o trabalho que Alessandra faz com mulheres que enfrentam problemas psicológicos como depressão e transtorno bipolar. E que, por conta desses sintomas, não conseguiam ver-se como pessoas bonitas. “Tenho facilidade com esse tipo de produção, pela minha experiência. E foi uma descoberta, em cada caso, perceber como elas finalmente conseguiam entender que são lindas”, conta.

Nas fotografias, um total de 20, Alessandra aborda questões como obesidade e a bipolaridade, neste caso inspirada pelo filme Cisne Negro, com as duas faces da mesma mulher. Em cada caso, ela utiliza o preto-e-branco e o colorido para cada personagem, mostrando as duas situações. Há mulheres que se revelam e outras que preferem permanecer no anonimato. “É uma questão de respeito entender a escolha de cada uma”, diz a fotógrafa.

Alessandra conta que não procurou as modelos das fotos, mas foi procurada por elas, em função do trabalho que já desenvolve com mulheres. Aliás, no ano passado, ela apresentou, no mesmo espaço da Unimep, a exposição As Mulheres e suas Mil Faces,  sobre o impacto do câncer. “Eu tenho um aprendizado não apenas artístico, mas humano, com as histórias de cada uma delas. É algo que me incentiva e me emociona”, afirma.

ANOTE – Exposição “Reconstruindo a Auto-Estima”, da fotógrafa Alessandra Spadotto. De 31 de julho a 14 de agosto, no hall do prédio administrativo da Unimep, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Visitas: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 16h. Entrada franca. Informações: (19) 3124-1512.

Texto: Ronaldo Victória
Fotos: Alessandra Spadotto