Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fundação alemã Falling Walls Lab abre inscrições para jovens inovadores

Fundação alemã Falling Walls Lab abre inscrições para jovens inovadores

por jessica.rodrigues — publicado 05/07/2019 14h33, última modificação 05/07/2019 14h33
Ideias transformadoras podem estar na final mundial na Alemanha

Estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores de campos diversos do conhecimento e atuação podem inscrever-se até 31 de julho próximo nas etapas classificatórias no Brasil do Falling Walls Lab. Basta ter uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo com potencial de relevante transformação. A submissão é feita on-line pelo https://www.falling-walls.com/lab/apply (opções South America – Belo Horizonte ou Fortaleza).

Este ano haverá duas etapas classificatórias no Brasil: Fortaleza em 20 de setembro e outra em Belo Horizonte, em 23 de setembro. Autores das ideias com potencial mais transformador, que ganharem cada uma das etapas, participarão da final mundial na Alemanha, tendo a oportunidade de apresentar seus projetos em conferência que reunirá lideranças globais e cientistas de ponta de todo o mundo. Além disso, está programada a oportunidade de visitar instituições de pesquisa em Berlim e mais um destino na União Europeia, segundo os organizadores.

As duas etapas no Brasil são promovidas pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo).

Como será a apresentação?

Dentre os inscritos, de 15 a 20 serão selecionados para cada etapa nacional (Fortaleza e Belo Horizonte). Cada candidato terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua proposta para júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação – formato que se repetirá na etapa mundial do concurso.

O candidato classificado em cada etapa brasileira irá defender sua ideia entre 100 concorrentes na fase mundial em Berlim, em 8 de novembro. Se ficar entre os três primeiros colocados, terá a oportunidade de apresentar sua proposta na Falling Walls Conference – evento que acontece no dia seguinte, também na Capital alemã.

Independentemente do resultado, os classificados de cada etapa brasileira terão oportunidade de assistir à conferência. Cientistas internacionais irão realizar palestras sobre pesquisas relevantes para plateia composta por lideranças globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

Além do concurso e da conferência, os vencedores brasileiros participarão, na Alemanha, de atividades para conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo, organizadas pela Research in Germany – iniciativa do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) que promove a internacionalização das instituições alemãs de ensino e pesquisa. Parceira do FWL, a EURAXESS Brazil oferecerá um prêmio adicional aos vencedores das etapas brasileiras, subsidiando o prosseguimento da viagem a outro destino na União Europeia para visitar ao menos mais um centro de pesquisas ou inovação na comunidade.

Os critérios para participação estão disponíveis em https://www.falling-walls.com/lab/faq/faq1

Falling Walls Foundation

O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. Criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim, a Falling Walls Foundation é uma plataforma internacional para líderes. Inspirada por este acontecimento histórico, a questão central de cada encontro promovido pela fundação é: Quais serão os próximos muros (da ciência e tecnologia) a cair e transformar o mundo?

A fundação é apoiada pelo Ministério Alemão para Educação e Pesquisa (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Mais informações no www.falling-walls.com