Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Graduada em jornalismo pela Unimep lança livro-reportagem sobre colônia tirolesa de Piracicaba

Graduada em jornalismo pela Unimep lança livro-reportagem sobre colônia tirolesa de Piracicaba

por Angela Rodrigues publicado 30/09/2016 02h00, última modificação 30/09/2016 11h17

A Alma de Santa Olímpia é o título do livro-reportagem que será lançado no próximo sábado, dia 1º, em Piracicaba, pela ex-aluna de jornalismo da Unimep Gabriela A. Ferraz, formada em 2015. O livro é resultado de seu trabalho de conclusão de curso e, por meio de linguagem literária, olhar humanizado e fotografias, destaca a luta da comunidade tirolesa pela perpetuação das tradições e do modo de vida dos antepassados. Gabriela afirma que, para o público externo, o livro apresenta a realidade da comunidade e, para o público interno, proporciona o reconhecimento pela assimilação e pela possibilidade de eternizar depoimentos de figuras essenciais.

Com 119 páginas e galeria de fotos, a obra é editada pela 3i Editora e pode ser adquirido no dia do lançamento, ao valor de R$ 25. 

A jornalista contou detalhes sobre a produção da obra: “fui inúmeras vezes ao bairro disposta a ouvir. Ouvir com o coração, despida de preconceitos ou presunções. Queria perceber o que era falado e também o silêncio, que também é pura informação. Não era um jogo de perguntas e respostas mecânicas, mas o ato de perceber, com todos os sentidos, o que era passado, para depois, transmitir com as palavras”.

O tempo também foi um desafio para ela: “escrever um livro em apenas três meses não é tarefa fácil. Trabalhava o dia todo, ia à noite para a faculdade e todos os fins de semana para Santa Olímpia. Acredito que cresci bastante com a responsabilidade intensa e com o contato com pessoas tão especiais e únicas. Carrego o bairro no coração e nas atitudes”, afirmou a jornalista.

ANOTE – Lançamento do livro-reportagem A Alma de Santa Olímpia, de Gabriela A. Ferraz. Dia 1º de outubro, às 16h, no Café Tirol, bairro Santa Olímpia, em Piracicaba. Entrada gratuita.

 

Texto: Serjey Martins
Edição: Angela Rodrigues
Fotos: acervo pessoal e divulgação
Última atualização: 30/09/2016