Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gratuitas, exposições do Salão Universitário de Humor estão abertas à visitação no campus Taquaral

por Angela Rodrigues publicado 30/11/2019 05h00, última modificação 02/12/2019 21h16

Três exposições distintas do Salão Universitário de Humor 2019 da Unimep estão abertas à visitação e conferidas até o próximo dia 5, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep. As mostras “A Gente não quer só comer”; “O Pasquim Censurado” e “Tudo Começa em Pizza” reúnem aproximadamente 200 obras, que podem ser vistas por alunos e comunidade externa. A entrada é gratuita.

A realização das exposições conta com o apoio do Centro Cultural Martha Watts, da Diretoria de Extensão e Cultura da Unimep e do setor de Administração do campus Taquaral. Saiba mais sobre as iniciativas:

Exposição “A gente não quer só comer”: reúne caricaturas e cartuns do acervo histórico do Salão Universitário de Humor, e homenageia os profissionais da arte, da cultura e da educação.

Exposição “O Pasquim Censurado”, reproduz trabalhos dos grandes ícones do humor brasileiro censurados durante a ditadura militar. A mostra foi recuperada do acervo do Salão Universitário de Humor para marcar os 50 anos de lançamento do semanário, comemorados neste ano.

Exposição “Tudo começa em Pizza’”, mostra binacional Brasil e Itália, é apresentada pela 1ª vez em território nacional, após passar por Itália e Estados Unidos. A exposição reúne cerca de 100 obras de cartunistas profissionais dos dois países, incluindo talentos revelados pelo Salão Universitário de Humor da Unimep em edições anteriores.

DEBATE – Além das exposições, a programação do Salão Universitário de Humor conta também com a realização do 1º Encontro Nacional de Cartunistas, que ocorre no próximo dia 14 de dezembro (sábado), no Sesc Piracicaba. O evento reunirá representantes da Associação dos Cartunistas do Brasil-ACB, da Sociedade Brasileira de Ilustradores-SIB, além de cartunistas da Folha, Estadão e diversos outros veículos nacionais.

Além de a parceria do Sesc, a iniciativa conta também com o apoio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, do Centro Nacional do Humor Gráfico (CEDHU) e da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo (Semactur).

AÇÕES – Além dessas ações, outras distintas iniciativas realizadas ao longo do ano integraram a programação do Salão Universitário de Humor: o evento integrou a programação oficial do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com a exposição-homenagem de acervo realizada no Engenho Central.

Além disso, trabalhos do acervo do Salão foram apresentados em distintas atividades de abertura, reuniões e ações acadêmicas e institucionais.

Camilo Riani, coordenador do Salão Universitário de Humor da Unimep, destaca também que um dos pontos altos na projeção do Salão foi “a conquista do prestigiado 'Troféu HQMIX' em setembro (sob comando de Serginho Groisman/SESC Pompéia), a partir do “Documentário do Humor”, realizado em parceria com a equipe da TV Unimep”.

Dentre outros eventos em que Camilo Riani participou como representante do Salão Universitário da Unimep, também estão o 1º Festival de Economia Criativa de Piracicaba realizado em novembro, por meio de parceria com o coletivo CáxaraLab e Sesc; distintas exposições itinerantes promovidas em cidades e entidades, dentre as quais se destacam as realizadas em Americana e no Shopping Piracicaba, em maio, em celebração ao mês das mulheres.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: divulgação