Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupo Andaime apresenta espetáculo teatral no 1º Festival de Inverno de Anhembi

Grupo Andaime apresenta espetáculo teatral no 1º Festival de Inverno de Anhembi

por Angela Rodrigues publicado 23/07/2018 05h00, última modificação 23/07/2018 09h39

O espetáculo “Coração dos Teatros Rodantes”, do grupo de teatro Andaime da Unimep, será apresentada nesse sábado, dia 21, no 1º Festival de Inverno de Anhembi. O evento é aberto à comunidade e ocorre a partir das 15h no Parque Ecológico de Anhembi (rua Prudente de Moraes, 232, Centro, Anhembi). A entrada é gratuita. Após a apresentação, o grupo Andaime promove uma oficina de teatro.

A apresentação do espetáculo em Anhembi ocorre após a passagem da peça teatral por 14 cidades, ao longo primeiro semestre, com o apoio do Proac da Secretaria de Estado da Cultura.

O Festival de Inverno é realizado pela Prefeitura de Anhembi com o apoio do Sesc, do Departamento de Cultura e do Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 

O convite para a participação do grupo Andaime no evento ocorreu por meio do Sesc. A iniciativa conta também com o apoio do Núcleo Universitário de Cultura (NUC) da Unimep e Ponto de Cultura Garapa.

Kafka – “Coração dos Teatros Rodantes” foi desenvolvida a partir de estudo do livro/texto: “Kafka e a boneca viajante” de Jordi Fabra i Sierra, com dramaturgia do mestre Ilo Krugli, e busca desvelar a profundidade do mesmo revelada de maneira simples, na experiência de uma criança e um brinquedo.

Com essa encenação, o Andaime busca instalar o lugar da palavra nas praças e parques públicos, no objetivo de restabelecer o diálogo entre artistas e público no espaço que é, de origem, destinado ao encontro. A montagem contou com apoio do Proac 2011 da Secretaria de Estado da Cultura.

Trajetória – O Andaime Teatro Unimep da Unimep foi fundado em março de 1986 e desde então vem se consolidando como importante produtor cultural do interior paulista. Em mais de 30 anos de história teve 14 peças encenadas, ultrapassando as 550 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de sete Estados diferentes, atingindo público superior a 170 mil espectadores.

Com o trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 120 prêmios, destacando-se 15 prêmios de melhor espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, além de um prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.

Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe Pára”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”.

Em 2006, o Andaime realizou turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”. Foram quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee, Poultney  - Vermont, New York City, NY e Marietta – Ohio. Recentemente, o grupo realizou importante parceria com a Cia Contraponto de São Paulo e Coletivo Cascina Barà da Itália para a montagem da peça “O Anjo da história” com direção do italiano Pietro Floridia.

ANOTE – Apresentação do espetáculo “Coração dos Teatros Rodantes”, do grupo Andaime Teatro Unimep. Dia 21 de julho, no 1º Festival de Inverno de Anhembi, no Parque Ecológico de Anhembi (rua Prudente de Moraes, 232, Centro, Anhembi). Entrada gratuita.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo do grupo de teatro Andaime
Última atualização: 20/07/2018