Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupo Andaime apresenta projeto da nova montagem

Grupo Andaime apresenta projeto da nova montagem

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 26/02/2014 07h04, última modificação 26/04/2016 15h50

A constante busca pela memória, elemento presente na trajetória do grupo Andaime de teatro da Unimep, é também o ponto de partida do projeto que resultará na nova montagem da trupe, com estreia prevista para início de setembro. Inicialmente, o novo espetáculo terá o nome de “O Anjo da História”; o projeto foi apresentado à comunidade ontem, 25, durante coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural Martha Watts, campus Centro. A iniciativa também integra as comemorações dos 50 anos dos cursos superiores.

“O Anjo da História” é um dos dez projetos contemplados, de um universo de 207 inscritos, no Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Teatro no Estado de São Paulo (ProAC). O grupo receberá R$ 150 mil para a produção.

De acordo com Antônio Chapéu, coordenador dos grupos teatrais da Unimep, o pano de fundo da trama será a ditadura militar, instaurada no país há 50 anos. A ideia é buscar memórias sobre fatos ocorridos em Piracicaba neste período.

“Sentimos a necessidade de olharmos para um passado não tão distante. Queremos entender como este período histórico aconteceu na cidade de Piracicaba, sede do grupo. Tudo isso para podermos ter outro ponto de vista da história, já que os grandes relatos vêm quase sempre dos grandes centros, como São Paulo ou Rio de Janeiro”, aponta Chapéu.

DIREÇÃO E ELENCO

Produzido pela Associação Cultural Arte e pelo Núcleo Universitário de Cultura (NUC) da Unimep, a iniciativa envolve oito pessoas nas ações de pesquisa e produção do espetáculo. A montagem terá a direção do italiano Pietro Floridia, que tem trabalhado com o grupo via Skype, e reunirá no elenco três atores que participaram da história e de encenações significativas do Andaime: o ator e fundador do grupo, Chapéu; Daniela Scarpari e Paulinho Faria.

Texto: Angela Rodrigues e Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes/acervo Unimep/ Matheus Calligaris