Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupo de pesquisa em comunicação reúne alunos e docentes em debates sobre mídia, cultura e linguagem

por Angela Rodrigues publicado 05/08/2019 02h00, última modificação 05/08/2019 15h21

Para todos os estudantes e pessoas com curiosidade, as dúvidas são transformadas em conhecimento. Foi nesse sentido que o grupo de pesquisa “Comunicação na Era Digital: Cultura, Estética e Linguagem” surgiu em 2012 na Unimep. Vinculado à Área de Comunicação e Informática e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq) o grupo promove encontros ao longo do semestre acadêmico no campus Taquaral e está aberto a novos integrantes.

Das atividades de pesquisa, podem participar alunos, professores e funcionários interessados. Por meio do estudo sobre temas atuais, como as séries Black Mirror e Eletric Dreams, o grupo faz discussões interdisciplinares envolvendo as áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, fotografia, cinema, design, rádio, televisão e internet, dentre outros.

Para o líder e coordenador do grupo, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, há uma dimensão prazerosa em participar dos debates, que envolve a busca pelo conhecimento sobre assuntos distintos sobre os quais todos os integrantes se interessam. “O grupo de pesquisa em comunicação também está relacionado ao processo de captação docente e tem o caráter de trazer discussões acerca de tecnologia, linguagem, estética e dimensões culturais”, destaca Costa.

As reuniões são confirmadas aos participantes por meio do e-mail bcgcosta@unimep.br, Também a partir desse contato são informados as datas, o local e horário das reuniões.

RESULTADOS – Dentre os principais resultados das atividades do grupo de pesquisa estão a produção de livros, artigos científicos, principalmente para a Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e projetos de iniciação científica para alunos da Unimep. Além disso, a repercussão é levada para a sala de aula, para alunos e docentes, pois contribui com análises diferenciadas no processo de formação.

O professor Bruno Jareta é um dos exemplos. Ele realizou pesquisa sobre personagens interativas em Bandersnatch, filme da série Black Mirror disponibilizada na Netflix, e que foi um dos temas de debate do grupo no último semestre. “Pude aprofundar as minhas reflexões sobre o objeto de estudo do doutorado e atualizar a investigação em andamento. Um segmento do resultado foi apresentado em encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, em junho”, conta Jareta.

CONVITE – O grupo de pesquisa é aberto para novos integrantes com interesse nas áreas de ciências sociais e comunicação, inclusive profissionais de distintas formações.

Mais informações sobre o grupo também podem ser acessadas nesse link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8097741306493883.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues